Segundo uma nota do Instituto do Património Cultural (IPC) a intervenção está enquadrada nas actividades alusivas ao 14º aniversário da classificação da Cidade Velha, a Património Mundial, que se assinala a 26 de Junho.
O IPC indicou que uma acção de manutenção será realizada a cada três anos. E que foi neste sentido que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC – Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago – CMRG, dará início às intervenções nas casas da Rua de Banana.
Conforme o IPC, trata-se de projecto importante uma vez que cada vez mais existe um interesse pela história de Cabo Verde, e a “Rua da Banana é simultaneamente o espírito de resiliência do sítio histórico uma vez que foi a partir dali que começamos a reconstruir Cidade Velha”.
A Cidade Velha, conhecida também como berço da Nação Cabo-verdiana, foi elevada, pela UNESCO, à categoria de Património da Humanidade em 2009, “um reconhecimento que, além de reconhecer a importância histórica e cultural do sítio, também traz uma responsabilidade acrescida a todos os moradores, principalmente das ruas mais emblemáticas”, indicou o IPC.