​Obras de intervenções nas casas da Rua Banana arrancam esta segunda-feira

PorDulcina Mendes,26 jun 2023 11:02

Rua Banana
Rua BananaInstituto do Património Cultural

As obras de intervenções nas casas da Rua Banana, Cidade Velha, Património Mundial, que estão orçadas em três milhões de escudos, arrancam esta segunda-feira, 26.

Segundo uma nota do Instituto do Património Cultural (IPC) a intervenção está enquadrada nas actividades alusivas ao 14º aniversário da classificação da Cidade Velha, a Património Mundial, que se assinala a 26 de Junho.

O IPC indicou que uma acção de manutenção será realizada a cada três anos. E que foi neste sentido que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC – Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago – CMRG, dará início às intervenções nas casas da Rua de Banana.

Conforme o IPC, trata-se de projecto importante uma vez que cada vez mais existe um interesse pela história de Cabo Verde, e a “Rua da Banana é simultaneamente o espírito de resiliência do sítio histórico uma vez que foi a partir dali que começamos a reconstruir Cidade Velha”.

A Cidade Velha, conhecida também como berço da Nação Cabo-verdiana, foi elevada, pela UNESCO, à categoria de Património da Humanidade em 2009, “um reconhecimento que, além de reconhecer a importância histórica e cultural do sítio, também traz uma responsabilidade acrescida a todos os moradores, principalmente das ruas mais emblemáticas”, indicou o IPC.

Autoria:Dulcina Mendes,26 jun 2023 11:02

Editado porAndre Amaral  em  21 mar 2024 23:29