Mindelact 2022 arranca com espectáculo “Pantera”

PorDulcina Mendes,4 nov 2022 9:37

A 28ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact 2022, arranca hoje, 4, e vai até dia 13 deste mês, em Mindelo, com extensão na Praia. A abertura oficial será com o espectáculo “Pantera”, da companhia de dança Clara Andermatt, uma homenagem ao músico e compositor Orlando Pantera. O Expresso das Ilhas esteve em conversa com o presidente da Associação Artística e Cultural Mindelact, João Branco, para uma antevisão daquilo que será o evento deste ano.

Sob o mote “Celebração, sempre com muita Arte, Alma e Afecto”, os espectáculos serão distribuídos pelos seguintes palcos: Palco 1, no Centro Cultural do Mindelo; Palco 2, na ALAIM; Outros Palcos, em espaços alternativos; Mostra de Performances; Extensão Mindelact Praia e Oficinas. 

Esta edição contará com a participação de companhias e artistas representantes de 12 países diferentes como Cabo Verde, África do Sul, Portugal, Brasil, Angola, Espanha, Países Baixos, Costa do Marfim, Inglaterra, Moçambique, França e Ucrânia. 

João Branco garantiu que já estão com tudo pronto para a abertura oficial do festival que arranca na sexta-feira. “Temos tudo pronto, estamos na preparação do primeiro espectáculo. A logística está toda montada, as estadias, as viagens e tudo o que é preciso para realizar um evento dessa natureza. Neste momento estamos a trabalhar para que na sexta-feira, na abertura oficial esteja tudo pronto, ou seja, que os espectáculos sejam apresentados nas melhores condições. A bilheteria está aberta há vários dias, a venda dos bilhetes decorre num ritmo bastante acelerado. Estamos tranquilos, ansiosos e com a mão na massa. Estamos a trabalhar ao máximo que podemos e sabemos para que tudo decorra da melhor forma possivel”.

Neste sentido, sublinhou que querem muito que as pessoas se divirtam, se emocionem e gostem de estar no festival. “Que fiquem satisfeitas quando saem da sala de espectáculo porque deram por bem entregar seu tempo e dinheiro na compra do bilhete, então temos essa preocupação e gostaríamos que no final das contas as pessoas pudessam concluir que valeu a pena todo esse esforço e, de certa forma, adquirimos força, energia e vontade para preparar logo a edição do ano seguinte”. 

“Também temos sempre a preocupação de primar pela qualidade. Vamos ter 12 países representados, vamos ter várias estreias mundiais a acontecer no Mindelo, com projectos inovadores, novos e menos novos, já temos companhias que já vieram e outras que vem pela primeira vez”, explica.

Para este ano, conta que terão forte presença do teatro nacional, sobretudo dos dois mais antigos grupos de teatro de Cabo Verde: Juventude em Marcha e o grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo. 

Espectáculo “Pantera” 

O espectáculo “Pantera” estará na abertura oficial do festival e terá apresentação repetida na sexta e no sábado, nos dias 4 e 5 de Novembro. Este espectáculo já aconteceu em Portugal e na Cidade da Praia. 

Para João Branco será importante para o público do Mindelo assistir esse espectáculo. “O público do Mindelo gosta muito do Pantera e sempre tratou muito bem o Pantera. São Vicente é uma ilha e um local que sempre soube apreciar e entender o carácter revolucionário da música de Orlando Pantera. Tenho a certeza que o espectáculo vai ser recebido com muita alegria e celebração como queremos que seja”. 

“E pelo facto de ter outro artista neste espectáculo que é muito apreciado aqui, a Mayra Andrade que todos nós amamos de paixão o trabalho dela, então estamos muito felizes por ter esta oportunidade de ter este espectáculo na abertura”, garante. 

Extensão na Praia 

Na extensão na cidade da Praia estão previstas as apresentações de grupos teatrais cabo-verdianos e outros vindos de Portugal e Países Baixos. 

Conforme frisou, a extensão na Praia tem sido uma aposta muito importante porque é uma forma de dar às pessoas que não estão no Mindelo a possibilidade de ter um cheirinho do festival. 

“A extensão é algo que temos feito há vários anos e continuamos com essa preocupação de também pensar nesse público. Neste sentido pensando nas pessoas que lá estão e que gostam de teatro fazemos sempre uma aposta forte na extensão na Praia que é feita em parceria com o Centro Cultural Português da Praia que tem sido um grande parceiro da nossa extensão do festival”, assegura. 

Mindelo 

No Mindelo, os espectáculos acontecem em três palcos diferentes, onde actuam grupos teatrais de Cabo Verde, Portugal, França, Inglaterra e Costa do Marfim. 

O ciclo internacional de contadores de história terá nomes como Zenaida Alfama, Irina Fonseca e Paula Chantre, de Cabo Verde, Jorge Serafim, de Portugal, e Júlia Grilo, do Brasil. 

O Mindelact teve a sua primeira edição em 1995, só com a participação de grupos de São Vicente e Santo Antão, em 1996. Teve já um cunho nacional mas em 1997 internacionaliza- se e confirma-se como o mais importante evento teatral do arquipélago. 

Com Lourdes Fortes

Texto publicado originalmente na edição nº1092 do Expresso das Ilhas de 02 de Novembro 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,4 nov 2022 9:37

Editado porAndre Amaral  em  26 jul 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.