​José Luiz Tavares lança “Como um Segredo na Boca do Universo” na Praia

PorDulcina Mendes,7 nov 2023 11:54

O poeta José Luiz Tavares lança esta quinta-feira, 09, na Cidade da Praia, o seu livro “Como um Segredo na Boca do Universo”. Trata-se de um livro que engloba uma quinzena de obras, num percurso de vinte anos de publicação.

Segundo o autor, o livro de cerca de mil e quinhentas páginas, além de colocar à disposição do leitor num único volume livros publicados em inúmeras chancelas e díspares geografias (de Moçambique a Colômbia), inclui ainda dois livros inéditos, `As Irrevogáveis Trevas` e `Um Preto de Maus Bofes`, a autobiografia poética e existencial do autor.

“Tal obra, pela sua densidade e extensão, construída em duas décadas de publicação, representa a mais singular e consequente aventura criativa da literatura cabo-verdiana, e quiçá da língua portuguesa, plasmada nas palavras de Pires Laranjeira, o maior especialista vivo nas literaturas africanas escritas em português: `é provavelmente o poeta mais inusitado que surgiu nas literaturas africanas de língua portuguesa após as independências dos países`”, destaca.

José Luiz Tavares, nasceu no dia de Camões e natural de Tarrafal, de Santiago. Estudou literatura e filosofia em Portugal.

Publicou vinte livros, desde a sua estreia em 2003, com “Paraíso Apagado por um Trovão”. É o escritor mais premiado de sempre de Cabo Verde, tendo recebido, no seu país e no estrangeiro.

Foi finalista duas vezes do prémio ibero-americano Correntes d’escritas, finalista do Pen Club Português, semifinalista do Prémio Portugal Telecom de literatura e Oceano de Língua Portuguesa.

Os seus livros integram o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde e de Portugal. Está traduzido para inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, mandarim, neerlandês, russo, finlandês, catalão, galês e letão. Traduziu Camões e Pessoa para a língua cabo-verdiana. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,7 nov 2023 11:54

Editado porAndre Amaral  em  14 mai 2024 23:30

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.