Para esta vitória valeu, sobretudo, a forma como o conjunto cabo-verdiano soube contrariar a ofensiva argelina, numa partida na qual a dupla Davide Buccilli e Hugo Silva se destacou com 34 pontos no total da equipa, marcando 17 pontos cada, enquanto Diogo Monteiro contribuiu com 11 pontos da sua conta pessoal.
A Argélia, terceira classificada no Afrobasket’sub-16 de 2017, vencera o primeiro período por 17-10 e chegara ao intervalo com vantagem de oito pontos, 35-23
Cabo Verde, no entanto, deu a cambalhota no “placard” para vencer o terceiro quarto com 45-38 pontos, ao limitar a Argélia a somar apenas três pontos no quarto trimestre, com uma vitória por 15 a 3 no último período, por 53-48 pontos, para a alegria da torcida crioula.
Cabo Verde venceu assim a partida que abriu o Grupo A, constituído anda pelas equipas nacionais da Angola, do Egipto e da Nigéria, para além da Argélia.
No jogo inaugural deste torneio continental a nível de formação, o combinado nacional do Mali venceu a sua congénere da Tunísia por 61-57, em partida a contar para o Grupo B.
A Poule B é composta pelas selecções do Mali, da Tunísia, da Costa do Marfim, do Ruanda e da Guiné Conacri.
Para este sábado, a torneio avança para a sua segunda jornada, com mais dois jogos.
Para o Grupo A, a Costa do Marfim defronta esta tarde a Guiné Conacri, para logo de seguida a equipa nacional da Nigéria defrontar o Egipto em jogo referente ao Grupo B desta prova.