Em declarações à imprensa, Fernando Elísio Freire pontuou que a decisão foi tomada em concertação com o Conselho Nacional do Desporto, que esteve reunido no dia 20 de Novembro, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.
“As equipas já podem fazer os treinos e as competições oficiais podem arrancar, de acordo com a normas a serem definidas pelo Instituto de Desporto e Juventude, Direcção-Geral da Saúde e pelas respectivas federações das várias modalidades”, frisou o governante.
Segundo Fernando Elísio Freire, essa “readaptação” que se esta a fazer vai permitir que o País e o desporto saiam mais fortes desta pandemia de covid-19.
“Tenho a certeza absoluta que será assim pós-pandemia. Deus queira que a vacina seja imediatamente implementada e com sucesso, e quando ela chegar Cabo Verde estará forte”, afiançou o governante.
Para o ministro do Desporto neste momento Cabo Verde tem todas as “condições” de retomar as competições e acreditar que o desporto é fundamental não só para saúde, mas também para a afirmação do país no mundo e a inclusão social”.