Selecção cabo-verdiana de boxe em Dakar para Torneio Continental de Qualificação Olímpica

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,7 set 2023 9:34

1

A selecção cabo-verdiana de boxe viajou esta quarta-feira, com oito atletas, seis masculinos e dois femininos, para o Senegal para disputar o torneio de qualificação continental para os Jogos Olímpicos Paris’2024, que se realiza de 09 a 16 do corrente.

O País vai estar representado neste torneio continental, pelos atletas Davilson Morais nos 92 quilogramas, Israel Nzewi nos 80 Kg, Bruno Fernandes, proveniente da França, nos 71 Kg, Admilson Carvalho nos 63.5, Elisandro Silva nos 57 e Lenick Fernandes, nos 51 na prova masculina, sendo que em femininos vão buscar a qualificação Nancy Moreira (66 kg) e Karina Varela (60Kg), residentes em Portugal e França, respectivamente.

Os atletas masculinos viajaram na noite de ontem da Cidade da Praia para Dakar, ao passo que as atletas femininas vão juntar-se à comitiva em Dakar, Senegal, já que viajam directamente da Europa para a capital senegalesa.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, Manuel Monteiro, que chefia a comitiva, adiantou à Inforpress que constam ainda da delegação cabo-verdiana o seleccionador/treinador, Adilson Varela, um fisioterapeuta e um outro dirigente federativo.

Por se tratar de uma qualificação envolvendo os melhores atletas de África em busca de apuramentos directos para Paris’2024, Manuel Monteiro disse que o desafio, desta feita, é muito exigente, mas que a federação promete qualificar o maior número de atletas possível, mas que a esperança maior recai em Nancy Moreira, campeã d’África na categoria.

“Toda a atenção vai estar voltada para Nancy Moreira, porque todas as concorrentes vêem nela uma forte candidata. Ela é a nossa garantia e ao mesmo tempo uma preocupação, porque todos os olhares vão estar à volta dela. Espero que no final tudo termine, de forma positiva para a atleta e Cabo Verde”, explicou o líder federativo.

Refira-se que os pugilistas David Pina e Wilson Semedo, ambos bolseiros olímpicos residentes em Portugal, mas que foram “surpreendentemente” eliminados no torneio pré-olímpico realizado na Cidade da Praia por Elisandro Silva nos 57 e Lenick Fernandes, nos 51, são considerados os grandes ausentes do Torneio de Dakar, assim como Sifonelo Lopes que se deixou ficar nos EUA.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,7 set 2023 9:34

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28