Governo vai implementar programa plurianual de desenvolvimento da ginástica aeróbica – PM

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 set 2024 14:10

O Governo vai implementar um programa plurianual de desenvolvimento da ginástica aeróbica, anunciou hoje, na cidade da Praia, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O anúncio foi feito durante a cerimónia de homenagem à ginasta Carolina Matos, que conquistou, no escalão Age Group, a medalha de bronze no XVIII Campeonato Africano de Ginástica, que decorreu de 13 a 16 deste mês na Cidade do Cairo (Egipto).

Cabo Verde esteve ainda representado por Stephanie Cruz, que ficou no quarto lugar no escalão júnior, e Catarina Duarte.

Esse programa, que segundo o chefe do Governo, vai ser feito em concertação com os clubes e a federação da modalidade, servirá para planear as competições e ver os investimentos a fazer na formação, nas condições de treinamento e nos equipamentos.

“Estamos disponíveis para trabalhar nisso, para traçar um caminho porque mesmo com as dificuldades do país (…) é possível fazer mais e melhor”, assegurou.

Sobre a implementação deste programa plurianual, a presidente da Federação Cabo-verdiana de Ginástica, Lizandra Varela, disse que se trata de uma “ideia interessante” porque, conforme apontou, há que se pensar a longo prazo no desenvolvimento desta modalidade.

“Temos estado a pensar no imediato. Temos que projectar onde é que queremos chegar e começar a trabalhar”, apontou a responsável, que considerou que este programa poderá proporcionar um desenvolvimento mais estruturante da ginástica.

“Se for colocado em prática dará muito frutos para a nossa ginástica”, observou.

Em relação à participação de Cabo Verde no Campeonato Africano de Ginástica Aeróbica, considerou que a medalha de bronze conquistada pela ginasta Carolina Matos "tem sabor a ouro".

“Competimos com ginastas com um nível muito elevado, preparamos em condições atípicas e com uma treinadora à distância. Por isso, esta medalha tem um sabor a ouro”, justificou.

Por sua vez, a medalhada, Carolina Matos, de 11 anos, disse sentir-se “orgulhosa” do seu “trabalho” e de representar Cabo Verde numa grande competição.

Em 2018, na 14ª edição, realizada em Brazzaville, Congo, Thairine Fortes, na época com 15 anos, arrecadou a medalha de prata.

Na 16ª edição, que aconteceu na cidade de Cairo, no Egipto, Cabo Verde conquistou duas medalhas de bronze, com David Spencer e Stephanie da Cruz, na modalidade de par misto, sendo que em individual David Spencer arrecadou a medalha de prata.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 set 2024 14:10

Editado porAndre Amaral  em  20 set 2024 17:20