Preços no sector turístico aumentaram 2,3% no último trimestre do ano passado

PorAndre Amaral,18 jan 2018 10:10

Aeroporto do Sal
Aeroporto do Sal(ASA)

Instituto Nacional de Estatística avançou, hoje, que no quarto trimestre de 2017, a taxa de variação homóloga registada pelo IPT foi de 2,3%, “aumentando 2,6 pontos percentuais face ao valor registado no trimestre anterior”.

Segundo o INE, no entanto, a variação trimestral observada no quarto trimestre de 2017 “foi de 1,9% inferior em -3,7 p.p. ao valor registado no trimestre anterior (5,6%), reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador”.

“Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela aumentos significativos dos preços dos Serviços de Alojamento, com particular incidência nos prestados por Hotéis e Aldeamentos Turísticos. Nos Cafés, Bares e similares registaram-se variações negativas significativas que, pela sua importância relativa na despesa turística, são determinantes para o resultado do IPT Total. Nos restantes serviços turísticos registaram-se variações nulas face ao trimestre anterior”, explica o INE no relatório sobre o Índice de Preços do Turismo relativo ao último trimestre de 2017.

Já a nível anual, o INE, reporta que “os preços da oferta turística aumentaram em média 0,8% face ao ano anterior”. Acrescenta o INE que excepção feita a Santiago “que apresentou uma variação negativa (-5,1%) as restantes ilhas apresentaram níveis médios de preços superiores aos do ano transacto salientando-se a ilha do Sal com uma taxa de variação de 1,2%, superior em 0,4 p.p. à média nacional”. A classe que mais contribuiu para esta variação positiva foi a dos Hotéis, Restaurantes, Cafés, Bares e similares.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,18 jan 2018 10:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 dez 2018 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.