Preços de importações e exportações sobem

PorExpresso das Ilhas,22 out 2018 8:53

Índice dos preços do comércio externo, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e divulgado hoje, mostra uma subida generalizada dos preços das exportações e das importações.

Segundo o documento, a subida do preço das importações, em Setembro, foi de 2,6% e dá continuidade ao aumento registado em Agosto. Também as exportações ficaram mais caras. Neste caso, a subida foi de 1,6% um “valor superior em 0,3 p.p. face ao registado no mês anterior”, aponta o INE.

O INE mostra que nas importações, a subida foi justificada pelos aumentos registados nos sectores dos bens de consumo e bens de capital. Em sentido contrário, a atenuar esta subida, estiveram os bens intermédios cuja descida de 1,3% no valor atenuou a evolução dos preços das importações.

Quanto às importações Produtos do reino vegetal (2,8%); Produtos minerais (4,8%); Produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas (16,0%) Material de transporte (9,3%) foram os sectores que mais contribuíram para o crescimento do valor das compras feitas por Cabo Verde no estrangeiro.

O relatório do INE mostra ainda que o preço das importações foi em Setembro 13% mais elevado que no mesmo mês de 2017 e que, comparando com o mesmo período, as exportações ficaram 4,1% mais caras.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 out 2018 8:53

Editado porAndre Amaral  em  14 jul 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.