Confiança dos consumidores aumenta mas dificuldades mantêm-se

PorExpresso das Ilhas,11 fev 2019 9:58

Comprar carro não é uma possibilidade para a maioria dos cabo-verdianos
Comprar carro não é uma possibilidade para a maioria dos cabo-verdianos

Confiança dos consumidores aumentou no último trimestre do ano passado. Mas o Instituto Nacional de Estatística (INE) também destaca que poupar dinheiro, comprar carro ou casa é, ainda, impossível para a maioria dos cabo-verdianos.

Segundo o Inquérito de Conjuntura no Consumidor, relativo ao último trimestre do ano passado, “o indicador de confiança no consumidor inverteu a tendência descendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos dezasseis trimestres consecutivos”.

“Observa-se uma evolução positiva comparativamente ao trimestre homólogo. Este resultado explica-se basicamente pela apreciação positiva das famílias sobre a sua situação financeira, a situação económica do país e o desemprego para os próximos 12 meses relativamente ao trimestre homólogo”, explica o INE.

No entanto, apesar do aumento de confiança por parte dos consumidores, o INE registou que “tanto a situação económica das famílias como a do país evoluíram negativamente face ao trimestre homólogo”. A explicação, defende o INE, está no facto de se ter registado um aumento do preço de bens e serviços.

Para os inquiridos, poupar dinheiro, comprar carro ou casa é ainda impossível. 63,8% dos participantes neste inquérito do INE consideram que a conjuntura económica actual impossibilita a poupança de dinheiro. Comprar carro é impossível para 79,7% e a compra ou construção de casa própria não irá acontecer para 61,9%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 fev 2019 9:58

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.