​Conjuntura económica favorável no último trimestre de 2018

O ritmo de crescimento económico continua a acelerar no quarto trimestre 2018, situando acima da média da série e evoluindo positivamente face ao mesmo período do ano anterior. A conjuntura económica é favorável, revelou hoje o INE.

No relatório “Inquéritos de Conjuntura aos Agentes Económicos”, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a instituição realça que o indicador de confiança se situa acima da média da série, mas que as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura foram os principais constrangimentos do sector, no período em análise.

Nos vários sectores económicos analisados pelo INE, o clima de confiança é desfavorável nas áreas da construção e indústria transformadora. Em ambos os casos, o indicador de confiança evoluiu desfavoravelmente face ao trimestre homólogo.

No sector da construção, segundo o INE, os empresários apontaram o nível elevado da taxa de juros e as dificuldades na obtenção de crédito bancário como sendo os principais constrangimentos do sector no quarto trimestre de 2018. Na indústria transformadora, as dificuldades financeiras e na obtenção de créditos bancários foram os principais constrangimentos do sector.

Em sentido contrário, no sector do turismo, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres, no entanto, situa-se acima da média da série e a conjuntura no sector é estável. Mesmo assim, os empresários apontaram a insuficiência da procura como sendo o principal obstáculo do sector no último trimestre do ano passado.

No turismo residencial a conjuntura é favorável.

Em relação ao comércio em feira, a conjuntura é favorável, tendo o indicador de confiança se situado acima da média da série e evoluído positivamente face ao mesmo período de 2017.

Também a nível dos transportes e serviços auxiliares aos transportes, a conjuntura é favorável, tendo os empresários apontado as dificuldades financeiras e na obtenção de créditos bancários como os principais constrangimentos do sector no decorrer do 4º trimestre do ano anterior.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,22 jan 2019 9:58

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 out 2019 23:22

2

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.