A assinatura aconteceu na sede do ministério, em São Vicente entre o ministro Abraão Vicente, Sohail Sultan, CEO do IIB Group Holding e representante do IMGS Grupo, Shakeib Ali Arshad.
O ministro disse que a assinatura do acordo surge na sequência da sua visita ao Dubai.
“Estamos a falar de contentorização, transhipment e refinaria não apenas em Mindelo, mas na Zona Económica Especial. Ontem visitámos o Porto de Mindelo, fizemos uma curta visita à Zona Internacional de Negócios e fomos à Saragaça. As conclusões hão-de vir com uma análise mais apurada das conclusões e das intenções do grupo”, explica.
“Temos aqui pessoas que não vieram a Cabo verde pedir avales bancários ou garantias do Estado para investimento. São investidores com provas dadas. Estamos a falar de um líder mundial a nível da gestão de portos e de um banco com elevada credibilidade internacional. Eu acredito que é o primeiro grande projecto, que através da Zona Económica Especial em São Vicente, podemos fazer nascer e concretizar em São Vicente”, diz.
De acordo com o documento apresentado, as iniciativas focam-se na capacitação das actividades portuárias de Cabo Verde, tendo como objectivo a valorização do destino Cabo Verde como um hub comercial de excelência no abastecimento da Costa Ocidental Africana e de suporte à transacionalidade comercial realizada através do corredor atlântico. A mesma fonte refere que as referidas actividades deverão ser suportadas pela implementação, desenvolvimento de zonas económicas especiais offshore, vocacionadas para adequar a capacitação de armazenagem, processamento de bens acabados e semiacabados.