​Ministério do Mar assina protocolo com IIB na área das actividades portuárias

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,17 mar 2022 12:19

O Ministério do Mar assinou hoje um memorando de entendimento com o International Investiment Bank (IIB) Group Holding e a IMGS Group, para a capacitação das actividades portuárias e outras ligadas à implementação e desenvolvimento das zonas económicas especiais. O objectivo é valorizar o destino Cabo Verde como um hub comercial de excelência.

A assinatura aconteceu na sede do ministério, em São Vicente entre o ministro Abraão Vicente, Sohail Sultan, CEO do IIB Group Holding e representante do IMGS Grupo, Shakeib Ali Arshad.

O ministro disse que a assinatura do acordo surge na sequência da sua visita ao Dubai.

“Estamos a falar de contentorização, transhipment e refinaria não apenas em Mindelo, mas na Zona Económica Especial. Ontem visitámos o Porto de Mindelo, fizemos uma curta visita à Zona Internacional de Negócios e fomos à Saragaça. As conclusões hão-de vir com uma análise mais apurada das conclusões e das intenções do grupo”, explica.

“Temos aqui pessoas que não vieram a Cabo verde pedir avales bancários ou garantias do Estado para investimento. São investidores com provas dadas. Estamos a falar de um líder mundial a nível da gestão de portos e de um banco com elevada credibilidade internacional. Eu acredito que é o primeiro grande projecto, que através da Zona Económica Especial em São Vicente, podemos fazer nascer e concretizar em São Vicente”, diz.

De acordo com o documento apresentado, as iniciativas focam-se na capacitação das actividades portuárias de Cabo Verde, tendo como objectivo a valorização do destino Cabo Verde como um hub comercial de excelência no abastecimento da Costa Ocidental Africana e de suporte à transacionalidade comercial realizada através do corredor atlântico. A mesma fonte refere que as referidas actividades deverão ser suportadas pela implementação, desenvolvimento de zonas económicas especiais offshore, vocacionadas para adequar a capacitação de armazenagem, processamento de bens acabados e semiacabados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,17 mar 2022 12:19

Editado porAndre Amaral  em  1 dez 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.