No evento, que decorre na Praça Dom Luís, participam uma dúzia de entidades ligadas ao sector da economia marítima. Perante uma plateia, composta por vários estudantes, o ministro do Mar, Abraão Vicente, destacou as “grandes oportunidades de emprego” que o sector está a oferecer à nova geração.
“Queremos ser um sector que contribui para o PIB, para a criação de emprego de qualidade e para o desenvolvimento de Cabo Verde no seu todo. É por isso que esta feira veio para ficar, no sentido de ser realizada não só durante a Ocean Week, mas durante o ano. A EMAR é convocada, juntamente com os parceiros, para aqui incorporar a sua essência, que é formar jovens, dar capacidades e habilidades, treiná-los para serem competentes. Só ter uma formação e um título não chega”, afirma.
Na abertura do primeiro dia, ligado às profissões do mar, foram assinados quatro protocolos de parceria entre a Escola do Mar (EMAR), a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), as Escolas Técnicas do Mindelo e Praia e a Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura. O objectivo é promover formações técnico-profissionais nas áreas da economia azul, em conformidade com o mercado de trabalho e com as necessidades do país em matéria de capacitação e qualificação de mão-de-obra no sector.
O administrador executivo da EMar, Ivan Bettencourt, destaca a importância das parcerias para o desenvolvimento da economia marítima.
“A parceria com as escolas técnicas do Mindelo e da Praia enquadra-se dentro da estratégia onde queremos transformar a profissão do mar sexy. Por isso, queremos que as escolas técnicas comecem a ter, nos seus planos, as profissões ligadas ao mar. E a ligação entre a Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura permite-nos estar mais perto dos pescadores e saber das políticas das pescas em tempo real. Com a abertura do Terminal de Cruzeiro no próximo ano, queremos inovar. Todas as pessoas que fizeram formação em qualquer curso da Escola de Hotelaria e Turismo, que também vai vir para São Vicente, podem ter a componente B, que permitirá sonhar em trabalhar nos navios de cruzeiro”, explica.
Durante o dia de hoje, várias actividades serão realizadas no âmbito da Feira Azul, com destaque para painéis sobre Economia Azul: desafios para a formação profissional; Turismo nas profissões do Mar; Energias renováveis no mar e Novas profissões na economia azul.