Ministro adverte que há tendência para aumento dos preços dos combustíveis e da energia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,22 mar 2022 7:21

O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, advertiu esta segunda-feira, na Cidade da Praia, que há tendência para o aumento, “ainda mais”, dos preços dos combustíveis e da energia.

A observação foi feita em declarações aos jornalistas momentos antes da abertura da jornada aberta realizada pelo grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) sobre o tema “Impacto da guerra Rússia/Ucrânia no aumento dos preços em Cabo Verde”

” A tendência é essa, estamos a acompanhar essa situação e vamos aguardar o que é que se passa até o final do mês, mas até agora o que se verifica é que tem havido um incremento”, notou o governante.

Para se precaver dessa situação , o ministro explicou que por os preços dos combustíveis “formarem” no mercado internacional, o que tem se feito em Cabo Verde são os ajustamentos, “com base nos custos existentes”.

” Um país insular e distantes dos principais portos de exportação dos produtos combustíveis e com encargos de distribuição, dado à sua característica arquipelágica, tornam esses produtos mais caros “, explicou.

Por isso, referiu que o Governo tem tomado medidas, nomeadamente a criação de um gabinete de crise para acompanhar todo processo e criar ferramentas de mitigação.

” No momento próprio serão anunciadas as medidas, não só a nível dos combustíveis mas também em relação aos bens alimentares de primeira necessidade”, prometeu o ministro da Indústria, Comércio e Energia.

O porta-voz do grupo parlamentar do MpD, Luís Carlos Silva, esclareceu que essa jornada tem como objetivo conhecer , através dos membros Governo, os principais impactos da guerra nos preços dos produtos alimentares e da energia.

” São duas áreas de governação onde a guerra terá maiores impactos, pelo que convidamos os membros do Governo para falar sobre o assunto e começarmos a projectar o que é nos espera”, precisou.

No entanto, disse esperar que o Governo encontre espaço orçamental de protecção dos cabo-verdianos sobre ” essa crise de inflação que vai chegar, esperando que as medidas possam ser desenhadas e aplicadas o quanto antes”.

Em relação à possibilidade de um orçamento rectificativo apontado pelo Governo, Luís Carlos Silva defendeu que há espaços para se encontrar soluções sem ter de chegar à essa ferramenta.

” O orçamento é planeando com base em pressupostos, se alterarem poderá ser necessário um orçamento rectificativo”, ressalvou o deputado, garantindo que caso acontecer o Governo terá o apoio do grupo parlamentar do MpD.

O vice-primero-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia , o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, foram os oradores desta jornada aberta, que teve Luís Carlos Silva como moderador.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,22 mar 2022 7:21

Editado porAndre Amaral  em  5 dez 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.