Stock da moratória reduziu cerca de 20% em Janeiro

PorSheilla Ribeiro,24 mar 2022 14:19

O stock da moratória reduziu cerca de 20% no mês de Janeiro, segundo o governador do Banco de Cabo Verde. O Banco Central mostrou-se disposto a actuar em alguns sectores que ainda enfrentam dificuldades.

Óscar Santos falava durante a conferência de imprensa balanço da missão do FMI a Cabo Verde.

“O stock da moratória em Janeiro reduziu cerca de 20%. O que significa um bom sinal. É sinal que as empresas estão a começar a andar com os seus próprios pés, estão a abandonar a moratória. Algumas outras empresas que estão em dificuldades e essas o banco central está disposto a actuar”, anunciou.

Como exemplo citou o sector de transporte, alojamento, restauração e imobiliária a nível nacional.

Já as ilhas do Sal e da Boa Vista, vão estar com o serviço do alargamento da moratória e o BCV vai anotar rácios credenciais que vão ajudar a banca a financiar as empresas, sobretudo aquelas que estão em dificuldade perante o quadro novo, de forma a facilitar ou aliviar esse impacto negativo do conflito externo sobre a economia nacional.

Óscar Santos referiu que o conflito na Ucrânia, com impacto sobretudo na inflação poderá, eventualmente, pôr em causa investimentos vários, a nível do preço do combustível e da alimentação.

Autoria:Sheilla Ribeiro,24 mar 2022 14:19

Editado porAndre Amaral  em  7 dez 2022 23:28