Segundo o INE, os resultados do Índice de Preços do Comércio Externo referentes ao mês de Janeiro de 2025, apontaram que os preços dos produtos exportados aumentaram 1,1%, um crescimento de 0,7 p.p. face ao mês precedente.
O Índice de Termos de Troca (ITT), que mede a relação entre os preços da exportação e importação, registou uma taxa de variação mensal de 2,2%, representando um acréscimo de 0,9 p.p. relativamente a Dezembro de 2024.
Os resultados avançados pelo INE apontaram que os componentes subjacente e volátil da importação registaram decréscimos de 0,9% e 1,5%, respectivamente.
A evolução dos preços foi influenciada pelo aumento dos preços na categoria "Bens Intermédios" (1,3%), impulsionado pela subida dos preços dos "Produtos transformados para a construção" (9,4%). Por outro lado, registou-se uma diminuição dos preços nos "Bens de Consumo" (-1,3%), devido à descida dos "Produtos alimentares transformados" (-6,0%), nos "Bens de Capital" (-5,9%), justificado pela redução nos preços das "Máquinas" (-8,0%), e nos "Combustíveis" (-0,9%), com a queda da única subcategoria "Combustíveis" (-0,9%).
Em termos homólogos, comparativamente a Janeiro de 2024, os preços dos produtos importados registaram um aumento de 0,3%. Os índices subjacente e volátil da importação também cresceram 0,2% e 0,6%, respectivamente. O índice de preços das exportações atingiu 151,4 em Janeiro de 2025, reflectindo um crescimento mensal de 1,1%. No mesmo período, o índice subjacente na exportação aumentou 1,5%, enquanto o componente volátil registou uma ligeira queda de 0,1%.
Em termos homólogos, o preço das exportações cresceu 15,7% face a Janeiro de 2024. Os índices subjacente e volátil da exportação também aumentaram 20,7% e 0,2%, respectivamente, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
O INE informou ainda que o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 109,0 no mês de Janeiro de 2025, apresentando uma subida mensal de 2,2%. Em termos homólogos, o ITT registou um crescimento de 15,3% comparativamente a Janeiro de 2024.