​Preços dos produtos importados diminuíram 2,7% em Maio de 2025 – INE

PorEdisângela Tavares,24 jun 2025 9:07

Os preços dos produtos importados diminuíram 2,7% em Maio de 2025, valor inferior em 1,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com os resultados do Índice de Preços do Comércio Externo divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE avançou que, nas importações, os índices subjacente e volátil caíram 2,9% e 1,9%, respectivamente, face ao mês de Abril.

De acordo com os resultados apresentados, o aumento de preços ocorreu na categoria de “Bens de capital”, que registou uma variação de 1,7%, justificada principalmente pela subida de preços da subcategoria “Máquinas”, com um acréscimo de 2,6%.

A diminuição de preços foi observada nas categorias de “Bens de Consumo”, com -2,3%, explicada pela queda dos preços dos “Produtos alimentares transformados”, que registaram -3,3%; “Bens Intermédios”, com -6,4%, devido essencialmente à descida dos preços dos “Produtos transformados para a construção”, que atingiram -9,5%; e “Combustíveis”, com uma variação negativa de -2,0%, justificada pela queda da única subcategoria, “Combustíveis”, que também registou -2,0%.

Comparando com o mês de Maio de 2024, os preços dos produtos importados diminuíram 6,7%. Os índices subjacente e volátil nas importações desceram 6,7% e 6,8%, respectivamente.

No mês de Maio de 2025, o índice de preços nas exportações fixou-se em 148,1, correspondendo a um decréscimo de 1,7% face ao mês anterior. Os dados avançados pelo INE mostram que, nas exportações, os índices subjacente e volátil caíram 1,0% e 4,1%, respectivamente.

A taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 9,5%. Em comparação com Maio de 2024, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 8,8% e 11,8%, respectivamente.

Ainda em Maio de 2025, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 112,2, reflectindo um ligeiro aumento de 0,9% face ao mês anterior. Em termos homólogos, o ITT fixou-se em 17,4%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Edisângela Tavares,24 jun 2025 9:07

Editado porAndre Amaral  em  25 jun 2025 0:05

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.