BCV não se opõe à aquisição de 59,81% do BCA pela Coris Holding

PorSheilla Ribeiro,24 nov 2025 19:04

O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou esta segunda-feira, 24 , que o seu Conselho de Administração, reunido a 20 de Novembro, decidiu não se opor ao projecto de aquisição de 59,81% dos direitos de voto e das acções do Banco Comercial do Atlântico (BCA) pela Coris Holding, S.A.

Num comunicado de imprensa, o BCV explica que a operação decorre do processo de venda das participações detidas pela Caixa Geral de Depósitos, S.A., e pelo Banco Interatlântico, S.A., que assinaram, em 6 de Maio de 2024, um Acordo de Transmissão de Acções com a Coris Holding.

A proposta da Coris havia sido previamente seleccionada pelo Governo português.

Segundo o BCV, a avaliação inicial não identificou indícios que colocassem em causa a idoneidade do proposto adquirente e do seu beneficiário efectivo, nem a sua solidez financeira, nem sinais de operações relacionadas com lavagem de capitais ou financiamento do terrorismo.

No entanto, subsistiam dúvidas quanto às condições exigidas para assegurar um exercício eficaz de supervisão, previstas no artigo 47.º da LAIF, que foram posteriormente ultrapassadas com novos elementos apresentados no processo.

Em 21 de Junho de 2024, a Coris Holding submeteu ao BCV o pedido de não oposição à aquisição de uma participação qualificada de controlo no BCA.

O BCV explica que, pela complexidade da operação, envolvendo uma holding com presença em várias jurisdições, e pela dimensão do BCA, classificado como banco doméstico de importância sistémica, foram necessárias diligências adicionais, incluindo pedidos de esclarecimentos e due diligence complementares.

O Banco Central informa ainda que o projecto de aquisição deverá ser concluído dentro do prazo definido pela Autoridade de Supervisão.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou em 2023 a venda da participação maioritária, 59,81% do capital social do BCA, à Coris Holding por 70,5 milhões de euros.

A alienação faz parte do plano de reorganização da actividade internacional da CGD, que vai continuar presente em Cabo Verde através do Banco Interatlântico.

A Coris Holding S.A. é uma holding financeira com sede em Burkina Faso, que controla o grupo Coris Bank International e outras subsidiárias no setor bancário e de serviços financeiros. Presente em vários países da África Ocidental, o grupo atua principalmente em serviços bancários, financiamento de pequenas e médias empresas e digitalização financeira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,24 nov 2025 19:04

Editado porSara Almeida  em  25 nov 2025 6:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.