Edição 1058

PorExpresso das Ilhas,9 mar 2022 0:21

Nesta que é a primeira edição de Março, mês da Mulher, trazemos-lhe a reportagem sobre as mulheres em tempos de guerra.

Mães, filhas, soldados, refugiadas, abusadas, resistentes… Numa guerra há muitas mulheres e muitos papéis. A guerra na Ucrânia veio mais uma vez mostrar o carácter sexuado dos conflitos armados, em que as mulheres são as principais vítimas, mas também agentes activos importantes, inclusive, cada vez mais, a nível militar.

Também em destaque, nesta edição do Expresso das Ilhas, está a entrevista com o presidente da UCID, António Monteiro.

Presidente da UCID desde 2009, depois de uma primeira passagem pela liderança, anos antes, António Monteiro está prestes a deixar o cargo, no congresso marcado para 25, 26 e 27 de Março. Em jeito de balanço, admite ter falhado no objectivo de afirmar o partido fora do círculo de São Vicente, mas realça o aumento do número de votantes na terceira força política nacional. Sobre o caso Amadeu Oliveira, acredita que o deputado apenas está preso porque criticou o sistema de justiça.

Na economia damos destaque aos dados divulgados pelo Banco de Cabo Verde e pelo Ministério das Finanças.

São dois relatórios que permitem perceber onde está a economia cabo-verdiana (Indicadores Económicos e Financeiros, Fevereiro 2022, do BCV) e de onde veio (Barómetro de Conjuntura do 4º Trimestre de 2020, do Ministério das Finanças). Mas fora da equação está ainda a guerra na Ucrânia, que pode baralhar as projecções e aumentar a incerteza à volta da retoma. O FMI já avisou que o conflito no Leste da Europa vai ter impacto na economia mundial.

Ainda na economia damos destaque ao aumento do preço dos combustíveis em Cabo Verde.

A guerra na Ucrânia faz disparar preços do petróleo nos mercados internacionais, no entanto, o governo garante que está a acompanhar a situação e que vai avaliar "instrumentos disponíveis" para diminuir os impactos que a subida do preço do petróleo nos mercados internacionais terá em Cabo Verde.

Esta semana realizou-se mais uma Cimeira Cabo Verde - Portugal. 

Neste encontro Cabo Verde e Portugal chegaram a acordo sobre o pagamento da dívida. Em 2022 Cabo Verde vai pagar apenas os juros e, a partir de 2023, o pagamento vai criar “condições para que possamos ter um aligeiramento da pressão que existe neste momento relativamente à dívida”, anunciou Ulisses Correia e Silva no final da Cimeira.

Na opinião, destaque para os textos de Ondina Ferreira com 'A Nossa Língua Cabo-verdiana e a linguagem belicista dos seus autoproclamados “combatentes”' e de Jassira Monteiro com 'Parque Industrial de Santa Catarina: A nova largada para o desenvolvimento de Santiago Norte'.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 mar 2022 0:21

Editado porAndre Amaral  em  23 nov 2022 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.