Edição 1141

PorExpresso das Ilhas,11 out 2023 0:00

Manchete, esta semana, para os desafios que se colocam ao Ensino Superior em Cabo Verde.

A sustentabilidade financeira é o principal desafio enfrentado pelas universidades em Cabo Verde. Urge, nomeadamente, encetar medidas para estancar a fraca demanda e o abandono pelos alunos de modo a que o futuro do sistema de ensino superior nacional e o seu papel no desenvolvimento do país não fiquem comprometidos. Ao mesmo tempo, é fundamental deixar de pensar o ensino superior sob uma lógica semelhante à do ensino secundário, como acusam os académicos, e, entre outros aspectos, promover uma verdadeira aposta na investigação. Dois representantes de universidades privadas e um académico da universidade pública, com experiência também no privado, abordam estes e outros desafios e propõem soluções para superá-los.

Em Cabo Verde a jornada académica de estudantes universitários é marcada por desafios financeiros e dilemas pessoais. Os estudantes de Publicidade e Enfermagem, Luís Agues e Claudimila Abreu, respectivamente, trazem-nos relatos que traçam o panorama de uma realidade onde os estudantes, para além dos desafios académicos, são sujeitos a navegar entre escolhas complexas e a persistente resiliência em suas jornadas até a conclusão dos estudos superiores.

Destaque igualmente para a entrevista com o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas numa altura em que se comemoram os 30 anos da Guarda Costeira.

Nesta conversa com o Expresso das Ilhas o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, António Duarte Monteiro, faz um balanço destas três décadas e projecta igualmente o futuro da instituição castrense.

Na Economia damos destaque às projecções do FMI para Cabo Verde.

Nos encontros do FMI e do Banco Mundial, que decorrem em Marraquexe, foi anunciado que o PIB de Cabo Verde deverá ter um crescimento de 4,4% este ano e de 4,5% em 2024. A inflação deverá atingir os 5,2% este ano estabilizando nos 2% entre 2024 e 2028.

Ainda na Economia damos destaque à entrevista com Sohail Sultan, Chairman do iiB Group que é dono do banco iiB Cabo Verde.

O IIBGroup Holdings, assim como a Coris Holding e o First Atlantic Bank, são os investidores seleccionados pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) para disputarem a compra da sua participação maioritária no Banco Comercial do Atlântico (BCA). Esta shortlist foi aprovada pelo governo português, no mês passado, em Conselho de Ministros, para a aquisição da participação directa de 54,41% e indirecta de 5,4% (através do Banco Interatlântico) da CGD no BCA – segundo a Resolução do Conselho de Ministros, a CGD recebeu três intenções de aquisição de entre um conjunto de 46 potenciais investidores.

Na Cultura falamos sobre o Universo Criativo de Manuel Figueira, artista plástico recentemente falecido em São Vicente.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 out 2023 0:00

Editado porAndre Amaral  em  7 abr 2024 23:28