De acordo com o jornal britânico ‘The Guardian’, a cidade de Amesterdão prepara-se para banir todos os automóveis e motociclos, propulsionados a gasolina ou Diesel, do centro da cidade. Com esta medida, a capital holandesa espera diminuir a poluição atmosférica da metrópole, e ao mesmo tempo que aumentar a esperança de vida dos seus cidadãos. De acordo com autoridades locais, a poluição do ar em Amesterdão reduz a esperança de vida dos seus habitantes em um ano.
Desde 2015, que os automóveis a Diesel mais antigos se encontram proibidos de circular dentro do anel, delimitado pela estrada A10, que circunda o centro.
Já a partir de 2022, os transportes públicos que utilizem estes motores de combustão, também estarão proibidos de circular nesta área. À entrada de 2025, o visados serão os proprietários das embarcações com este tipo de motores, que terão de navegar fora dos canais da cidade. Em 2030 o plano estará completo, quando todos os veículos deste tipo estiveram banidos de circular na cidade.
A juntar a estas medidas, a venda deste tipo de veículos também deverá ser proibida, em todo o território holandês, a partir de 2030 . Numa tentativa de persuadir cidadãos a comprar automóveis e motas eléctricas, a cidade de Amesterdão quer oferecer uma estação de carregamento, a cada pessoa que adquira um veículo desta natureza.