Policia desocupa sede do PAIGC provocando festa de militantes

PorLusa,2 fev 2018 8:00

Sede do PAIGC
Sede do PAIGC(VOA)

Agentes ocupavam o espaço desde segunda-feira, tendo impedido o início na data prevista do congresso do partido.

A polícia da Guiné-Bissau desocupou hoje a sede nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), dando lugar a uma festa popular de militantes em Bissau, com vivas à democracia e à liberdade. 

Alegando ordens judiciais, a policia ocupou a sede do PAIGC desde segunda-feira, impedindo o início do congresso do partido que deveria iniciar na terça-feira a tarde. 

Após algumas horas do cerco ao edifício, situado a um metro do palácio presidencial, a policia acabaria por expulsar do imóvel alguns militantes e dirigentes que aí se encontravam e que se dirigiram para a sede das Nações Unidas para pedir socorro. 

Na noite de terça-feira, numa cerimónia improvisada num hotel de Bissau, o líder do partido, Domingos Simões Pereira, procedeu a abertura simbólica do congresso.  

O secretário nacional do PAIGC, Aly Hijazi, disse aos jornalistas que a devolução da sede aos militantes foi ordenada pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que enviou a Bissau uma missão de alto nível. 

O dirigente não desmentiu que o novo primeiro-ministro, Artur Silva, proposto pelo Presidente do país e rejeitado pelo PAIGC, tenha contribuído para a recuperação da sede do partido, de que é também dirigente. 

"É uma contribuição válida, não podemos deixar de citar isso, mas não foi só isso", observou Aly Hijazi, quando questionado pela Lusa sobre se confirmava a indicação de que teria sido Artur Silva a ordenar ao ministro do Interior do Governo demissionário, Botche Candé, a devolução da sede ao PAIGC. 

Hajazi enalteceu o trabalho feito pelos órgãos do partido, a resistência demonstrada pelos militantes e ainda o facto de a actuação da polícia não ter cobertura legal, para o desfecho que hoje motivou uma festa popular aos apoiantes do PAIGC. 

Após uma revista minuciosa, para determinar se não foram colocados materiais suspeitos, nomeadamente microfones e ou objectos ou substâncias comprometedoras, o congresso será retomado ainda esta noite, adiantou o secretário nacional do partido. 

Dezenas de militantes afluíram à sede, poucos minutos depois de a polícia levantar o cerco, cantando e dançando, elogiando a coragem do líder do partido, Domingos Simões Pereira, mas também gritando vivas à democracia e à liberdade. 

A festa que se montou em frente à sede estava colorida com bandeiras, cachecóis e chapéus do PAIGC. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa,2 fev 2018 8:00

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  31 dez 2018 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.