Parlamento guineense poderá reunir-se este mês - PRS

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 abr 2018 6:44

Assembleia Nacional da Guiné-Bissau
Assembleia Nacional da Guiné-Bissau

​O vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Certorio Biote, anunciou ontem que o parlamento poderá voltar a funcionar em plenária ainda no decurso deste mês.

Certório Biote, vice-presidente da segunda força mais votada no parlamento guineense, disse que a sessão seria convocada de forma extraordinária para eleger a nova direção da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que terá como função a realização das legislativas ainda em 2018.

O vice-presidente do PRS que é também o líder parlamentar daquela formação política fez o anúncio quando discursava numa conferência de homenagem a Kumba Ialá, fundador do partido que morreu, faz esta quarta-feira, quatro anos.

A conferência foi organizada pelos jovens e as mulheres do PRS.

Dirigindo-se aos jovens do PRS, Certorio Biote pediu contenção e ponderação aos dirigentes políticos do país, adiantando estarem em curso conversações com outros partidos e grupos de interesse para a reabertura do parlamento.

Há cerca de três anos que o parlamento guineense não consegue reunir-se em plenária por se encontrar bloqueado devido às divergências entre o PRS e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Certório Biote apontou o dia 12 de Abril como data possível, no entendimento do PRS, para a convocação da sessão extraordinária do parlamento, mas deixou claro que tudo dependerá das conversações entre os líderes políticos guineenses.

O dirigente político disse acreditar que não só o parlamento poderá voltar a funcionar em plenária como o país terá um novo Governo "de consenso de todos e de confiança do Presidente da República" o qual, disse, irá realizar eleições legislativas ainda em 2018, notou. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 abr 2018 6:44

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.