Migrantes saídos de Cabo Verde querem pedir estatuto de refugiado

PorExpresso das Ilhas,24 mai 2018 12:12

2

Os 25 homens que foram resgatados do mar ao largo do Estado brasileiro do Maranhão, no passado dia 19, pediram refúgio no Brasil. Autoridades brasileiras devem apresentar uma decisão até amanhã.

Segundo a Globo, a decisão será anunciada após um pronunciamento do Comité Nacional de Refugiados. Nessa altura os 25 homens ficarão a saber se são deportados ou ficam a residir no Brasil como refugiados.

À Globo, o secretário estadual de direitos humanos, Francisco Gonçalves, esclareceu que eles não estão presos no país.

“É importante observar que eles não estão detidos, mas estão ilegais no Brasil. Por conta disso, a Polícia Federal recomendou a eles que permaneçam no prédio até que a situação jurídica deles seja definida. A PF recomendou que eles fiquem porque eles não têm documentos que possibilitem que eles saiam livremente no país”, declarou.

No total, 25 estrangeiros fizeram a viagem de barco de Cabo Verde até ao Brasil, sendo 1 de Serra Leoa, 2 da Nigéria, 3 de Guiné e 19 de Senegal. Em depoimento, eles disseram que o barco partiu de Cabo Verde entre os dias 16 e 17 de Abril. A Justiça Federal decretou a prisão dos brasileiros Josenildo Nascimento e Silvio da Paixão Freitas. Segundo as investigações, os dois seriam ‘coiotes’ e teriam recebido dinheiro pra fazer o transporte ilegal dos africanos de Cabo Verde até o Brasil.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 mai 2018 12:12

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 fev 2019 23:22

2

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.