​Guterres confiante em que Trump e Kim Jong-un avançarão para a paz

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 jun 2018 15:17

Kim Jong-un
Kim Jong-un

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se hoje confiante em que a cimeira entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte permitirá avanços no sentido da paz e da desnuclearização da península coreana.

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.

Guterres elogiou o "valor" dos dois líderes e disse esperar que eles possam "quebrar o perigoso ciclo que tanta preocupação causou o ano passado".

O objectivo, sublinhou, deve continuar a ser "a paz e a desnuclearização verificável".

"O caminho exigirá cooperação, compromisso e uma causa comum. Inevitavelmente existirão altos e baixos, momentos de desacordo e duras negociações", alertou.

Perante as potenciais dificuldades, Guterres assegurou que a ONU está pronta para apoiar o processo "de qualquer modo, incluindo a verificação, se for solicitado pelas partes-chave".

"Eles são os protagonistas", insistiu, realçando que as Nações Unidas apenas oferecem a sua ajuda e que o seu único objetivo é o êxito das negociações.

Guterres pediu, por outro lado, para que se preste atenção à situação humanitária na Coreia do Norte e recordou que a ONU está a tentar obter 111 milhões de dólares para dar resposta às necessidades imediatas de seis milhões de pessoas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 jun 2018 15:17

Editado porFretson Rocha  em  5 mar 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.