​PT tem até final do dia para apresentar substituto de Lula às presidenciais no Brasil

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 set 2018 7:59

O Partido dos Trabalhadores (PT) brasileiro tem até ao final do dia de hoje para apresentar um substituto para o candidato presidencial Lula da Silva, depois de o Tribunal Superior Eleitoral ter rejeitado um último recurso.

A justiça eleitoral brasileira negou, no domingo, um recurso do PT que pedia mais tempo para substituir Lula da Silva como candidato presidencial do partido e confirmou que o prazo para apresentação de um novo candidato termina hoje.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, rejeitou um recurso interposto pelo partido e explicou que "não se justifica" alterar a decisão do mesmo tribunal, que, por grande maioria vetou a candidatura de Lula da Silva e pediu ao PT para apresentar um novo candidato até ao dia 11 de setembro.

De acordo com a decisão daquele tribunal, se o PT não inscrever um novo candidato até à data estabelecida, não poderá participar com o seu próprio representante nas eleições presidenciais que se realizam a 07 de outubro.

A candidatura de Lula da Silva, que cumpre na prisão uma sentença de 12 anos por corrupção, foi registada pelo PT e depois vetada pelo Tribunal Superior Eleitoral, com base na lei que proíbe alguém condenado em duas instâncias de concorrer a qualquer cargo eleitoral, como é o caso.

O PT afirmou que vai insistir na candidatura de Lula "até às últimas consequências", mas admitiu também que se todas as vias legais forem esgotadas, o ex-presidente brasileiro pode ser substituído pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

Lula da Silva foi condenado pela Justiça brasileira, em duas instâncias, a 12 anos e um mês de prisão num processo em que é acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade do Guarujá da construtora OAS, em troca de favorecer contratos da empresa com a estatal petrolífera Petrobras.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 set 2018 7:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.