​G20 decide criar estrutura para sensibilizar sobre o plástico nos oceanos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 jun 2019 9:42

Os ministros da Energia e do Meio Ambiente do G20 acordaram hoje criar uma estrutura internacional que sensibilize os países membros para a necessidade de reduzir o plástico nos oceanos.

A contaminação marinha “é um assunto que requer uma acção urgente tendo em conta o seu impacto negativo nos ecossistemas marinhos […] e, potencialmente, na saúde humana”, notaram os ministros, numa declaração conjunta, no final da sua reunião de dois dias, que teve lugar em Karuizawa, no Japão.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), todos os anos, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos, sendo que destas, oito milhões acabam nos oceanos.

No entanto, a adopção de medidas para combater este problema continua a ser de carácter voluntário.

Os ministros do G20 não estão de acordo em todas as questões relacionadas com a poluição, nomeadamente no que se refere ao combate às alterações climáticas.

Os EUA, que saíram do acordo de Paris, já se negaram a assumir o compromisso de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Por sua vez, através do documento hoje adoptado pelo G20, os países, excluindo os EUA, comprometem-se ainda a implementar o acordo, tendo por objectivo garantir que o aumento global das temperaturas, até ao final do século, é inferior a dois graus centígrados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 jun 2019 9:42

Editado porFretson Rocha  em  15 mar 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.