Obama critica intervenções que “normalizam sentimentos racistas”

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 ago 2019 7:15

Barack Obama
Barack Obama

​O ex-Presidente dos Estados Unidos Barack Obama criticou segunda-feira a existência de intervenções públicas no seio da sociedade que “normalizam sentimentos racistas”, criando um clima de medo e ódio que pode desembocar em episódios de grande violência.

Falando a propósito dos dois tiroteios nos Estados Unidos que provocaram pelo menos 32 mortos este fim-de-semana, Obama rejeitou vigorosamente “retóricas susceptíveis de encorajar” actos de violência.

“Devemos firmemente rejeitar os discursos feitos seja por quem for que alimentam um clima de medo e de ódios ou que normalizam sentimentos racistas”, disse Obama, numa intervenção que está a ser interpretada como uma crítica ao seu sucessor, o republicano Donald Trump, acusado pelo Partido Democrata de alimentar com discursos e atitudes uma escalada de intolerância.

Barack Obama teve, no entanto, o cuidado de nunca nomear Trump, que hoje pediu hoje pena de morte para os autores dos tiroteios, apelando para que a execução seja feita rapidamente.

“Ordenei ao Ministério da Justiça que proponha uma lei que garanta que aqueles que cometem crimes de ódio e assassinatos em massa sejam punidos com a pena de morte e que a pena de morte seja implementada rapidamente, decisivamente e sem demora”, afirmou Trump, na Casa Branca.

Classificando os tiroteios como “crimes contra a humanidade”, o Presidente dos Estados Unidos defendeu que o país deve condenar a ideologia da supremacia branca, considerada como ponto de origem de um dos tiroteios.

Trump exortou também hoje os congressistas republicanos e democratas a aprovarem regras mais restritivas de verificação de antecedentes de quem queira comprar armas de fogo, sugerindo, porém, que tais medidas devem estar ligadas a uma reforma migratória.

As declarações de Donald Trump, que voltou a rejeitar mudanças na lei de venda e posse de armas, surgem depois de um fim-de-semana marcado por dois tiroteios nos Estados Unidos, em El Paso (Texas) e em Dayton (Ohio), que fizeram um total de 32 mortos e mais de 50 feridos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 ago 2019 7:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  30 abr 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.