Unesco lamenta decisão da Turquia de transformar museu em mesquita

PorExpresso das Ilhas, ONU NEWS,11 jul 2020 10:41

Museu da Hagia Sophia
Museu da Hagia Sophia

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, lamentou “profundamente” a decisão da Turquia de transformar o Museu Hagia Sophia numa mesquita.Cerca de mil anos após a sua criação, foi construída uma mesquita no local que existe como museu desde 1935.

O sítio foi aberto ao público em 537 como uma igreja cristã-ortodoxa. 

A mudança foi informada pelo presidente do país, Recep Tayyip Erdogan,num comunicado divulgado na rede social Twitter, após um tribunal turco ter anulado o estatuto de museu deste património.

Em comunicado a  directora-geral da agência, Audrey Azoulay,  expressou “sérias preocupações” ao embaixador da Turquia junto à UNESCO, nesta sexta-feira, e afirmou  que a decisão foi tomada sem qualquer discussão.

O presidente Erdogan  já  tinha prometido obter a conversão do sítio para uma mesquita, várias vezes, perante as reservas da UNESCO  que enviou cartas às autoridades turcas, a lembrar das obrigações e compromissos legais assumidos com a agência, ao ser incluído na lista de Patrimónios Históricos Mundiais.

Recorda-se que uma das obrigações do país que abriga patrimónios mundiais é dar um aviso prévio à UNESCO sobre qualquer alteração de status, para que o tema seja levado à Comissão de Patrimónios e analisado pela agência.

Hagia Sophia é,  segundo a UNESCO, uma obra de arte arquitectónica e que preserva um testemunho único das interacções culturais entre Europa e Ásia através de centenas de anos.

A directora da agência da ONU exortou a Turquia a iniciar um diálogo, “sem demoras”, para evitar qualquer detrimento do valor universal do Hagia Sophia e do seu estado de conservação, que deverá ser examinado agora pela Comissão do Património Mundial na próxima sessão.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU NEWS,11 jul 2020 10:41

Editado pormaria Fortes  em  25 abr 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.