NATO espera ataque russo em larga escala e prepara forças militares

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2022 16:42

1

A NATO espera um ataque em larga escala da Rússia na Ucrânia e colocou a sua força de reacção rápida em alerta para defender os países aliados, anunciou hoje o secretário-geral da Aliança.

"Tudo sugere que a Rússia está a planear um ataque maciço na Ucrânia", depois de enviar tropas para os territórios separatistas pró-russos de Donbass, no leste do país, disse Jens Stoltenberg após uma reunião extraordinária da comissão NATO-Ucrânia, na sede da Aliança, em Bruxelas.

Putin assinou, na segunda-feira à noite, o reconhecimento das repúblicas separatistas de Lugansk e de Donetsk, na região oriental do Donbass, e ordenou às forças armadas russas que entrassem naqueles territórios ucranianos numa missão de "manutenção da paz".

Alemanha reforça tropas na Lituânia 

Entretanto, a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, declarou a sua determinação em aumentar o número de efectivos "por terra, mar e ar", durante uma visita de trabalho à Lituânia.

O aumento, que não foi quantificado, junta-se a outro anunciado há semanas por Lambrecht e que consiste em 350 soldados adicionais às 350 tropas que a Alemanha já tem no país báltico e que participam numa missão de vigilância aérea.

Membro da NATO e da União Europeia -- à semelhança da Estónia e Letónia -, a Lituânia pediu novamente na segunda-feira um reforço do seu flanco oriental, na sequência do reconhecimento das autoproclamadas repúblicas separatistas do Donbass por parte da Rússia.

Hungria mobiliza-se na fronteira

No mesmo sentido, a Hungria vai enviar soldados e equipamentos militares para as áreas do seu território que fazem fronteira com a Ucrânia, anunciou hoje o ministro da Defesa húngaro, Tibor Benko.

"Se houver uma escalada da situação na Ucrânia, não só haverá actividades de guerra no leste do país, como também poderão expandir-se para Kiev" e as zonas fronteiriças com a Hungria, advertiu o ministro, citado pela agência local MTI.

O objetivo dos militares, segundo explicou, é guardar as fronteiras orientais com a Ucrânia para garantir que grupos armados não entrem no país.

Além disso, a Hungria prepara-se para uma eventual chegada de refugiados ucranianos e para tarefas humanitárias, acrescentou Benko.

As primeiras unidades vão chegar à região esta tarde, disse o ministro, sem especificar a dimensão dos contingentes a serem destacados.

As relações entre a Hungria e a Ucrânia são tensas há anos, com Budapeste a acusar o vizinho de não respeitar os direitos das minorias étnicas do país, entre elas a magiar, de cerca de 150.000 pessoas, enquanto Kiev acusa o país da Europa central de apoiar as políticas russas.

O primeiro-ministro ultranacionalista, Viktor Orbán, é um dos melhores aliados europeus de Moscovo e no passado criticou as sanções impostas pela União Europeia à Rússia depois da anexação da península ucraniana da Crimeia.

Até ao momento, o governo de Orbán, ao contrário da grande maioria dos outros parceiro da UE e da comunidade internacional, não condenou a decisão da Rússia de reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

No entanto, disse que a Hungria partilha a postura conjunta da União Europeia em relação à Ucrânia.

Além disso, numa breve declaração publicada na rede social Facebook, Orbán expressou apoio da Hungria à soberania ucraniana.

"Apoiamos a soberania da Ucrânia", disse hoje ao chefe de Estado ucraniano. "A nossa pátria faz parte dos esforços conjuntos da União [Europeia] em prol da paz", pode ler-se.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 fev 2022 16:42

Editado porAndre Amaral  em  9 nov 2022 23:28

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.