Guerra na Ucrânia pode durar anos - NATO

PorExpresso das Ilhas, Lusa,19 jun 2022 8:55

Jens Stoltenberg
Jens Stoltenberg(NIDS/NATO Multimedia Library)

​O secretário-geral da NATO avisou numa entrevista publicada hoje no diário alemão Bild que a guerra na Ucrânia pode durar anos, na qual exortou os países ocidentais a manterem o seu apoio a Kiev.

“Temos de estar preparados para que isto dure anos”, disse Jens Stoltenberg.

“Não devemos enfraquecer o nosso apoio à Ucrânia, mesmo que os custos sejam elevados, não só em termos de apoio militar, mas também devido ao aumento dos preços da energia e dos alimentos, acrescentou.

Estes custos não são nada em comparação com o que os ucranianos pagam todos os dias na linha da frente, disse o líder Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Por outro lado, Stoltenberg deixou um aviso, caso o Presidente russo, Vladimir Putin, atingisse os seus objectivos na Ucrânia, como fez com a anexação da Crimeia em 2014: “teríamos de pagar um preço ainda maior”.

Neste contexto, exortou os países da aliança a continuarem a entregar armas a Kiev.

“Com armas modernas adicionais, a probabilidade de a Ucrânia conseguir empurrar as tropas de Putin para fora de Donbass iria aumentariam”, sustentou.

Esta região do leste da Ucrânia está agora parcialmente sob o controlo de soldados russos.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções à Rússia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,19 jun 2022 8:55

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  6 mar 2023 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.