Ucrânia pode chegar hoje aos dois milhões de refugiados

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2022 8:49

Um número superior aos dois milhões de refugiados de guerra da Ucrânia pode ser ultrapassado "hoje ou amanhã" estimou o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi.

"Eu penso que vai ser ultrapassada a barreira dos dois milhões, hoje, ou, o mais tardar, amanhã [quarta-feira]", disse Filippo Grandi durante uma conferência de imprensa em Oslo.

O alto responsável da ONU referiu-se ao número de refugiados após uma deslocação que efectuou à Roménia, Moldávia e Polónia, três países que fazem fronteira com a Ucrânia que está a ser atacada pela Rússia desde 24 de Fevereiro.

As guerras nos Balcãs, na Bósnia e no Kosovo, também provocaram um grande fluxo de refugiados - "cerca de dois ou três milhões mas num período de oito anos" -, sublinhou Grandi, mas "agora, foram oito dias", acrescentou.

"Em várias regiões do mundo vemos coisas destas mas na Europa é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)", afirmou.

A Rússia garantiu abrir hoje corredores humanitários para a retirada de milhares de civis das principais cidades da Ucrânia e que se encontram sob o fogo da artilharia de Moscovo desde o passado dia 24 de Fevereiro. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2022 8:49

Editado porAndre Amaral  em  22 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.