Níger: Senegal, Costa do Marfim e Nigéria dispostos a agir militarmente

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 ago 2023 17:01

Três países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) - Senegal, Costa do Marfim e Nigéria - confirmaram hoje a disponibilidade para medidas militares contra o Níger se os militares golpistas não restabelecerem a legalidade constitucional.

Em causa está o golpe de Estado do passado dia 26 de Julho, liderado por uma junta militar chefiada pelo general Abdourahamane Tiani, auto- intitulada Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP), e que derrubou o Governo do Presidente eleito Mohamed Bazoum.

Os três países dizem aguardar a decisão dos chefes de Estado da CEDEAO, que iniciaram na quarta-feira uma reunião extraordinária em Abuja (Nigéria) para discutir a situação no Níger, três dias antes do fim do ultimato dado pelo bloco regional aos golpistas para restabelecerem a legalidade constitucional.

Embora os líderes da CEDEAO não tenham excluído a possibilidade de uma intervenção militar no Níger, afirmaram que essa seria "a última opção".

Paralelamente a esta reunião, uma delegação da CEDEAO - chefiada pelo antigo presidente nigerino Abdusalami Abubakar - deslocou-se ontem a Niamey para dialogar com os líderes golpistas.

No mesmo dia, uma delegação da junta militar deslocou-se ao Mali e, mais tarde, ao Burkina Faso - países governados por juntas militares que manifestaram o seu apoio militar aos golpistas do Níger - a fim de pôr em prática uma estratégia de luta e de apoio comum.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 ago 2023 17:01

Editado porSara Almeida  em  24 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.