Canadá autoriza Kiev a utilizar equipamento militar na ofensiva em Kursk

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 ago 2024 8:38

O Canadá autorizou publicamente a Ucrânia a utilizar equipamento militar doado pelo país em território russo, permitindo assim que Kiev use tais recursos na ofensiva em curso na região fronteiriça russa de Kursk.

"Os ucranianos sabem como defender o seu país", afirmou a porta-voz do Ministério da Defesa Nacional canadiano, Andrée-Anne Poulin, numa declaração oficial, citada pela emissora pública CBC.

Nesse sentido, acrescentou a representante, o Canadá não impõe "nenhuma restrição geográfica" à utilização pela Ucrânia dos veículos ou obuses cedidos.

As autoridades ucranianas, que alegadamente já tomaram o controlo de mais de 80 localidades em Kursk, não forneceram pormenores sobre o material de guerra que estão a utilizar nesta ofensiva sem precedentes, iniciada em 06 de Agosto.

De acordo com a estação pública britânica BBC, as forças ucranianas também estarão a utilizar tanques Challenger 2 doados pelo Reino Unido na ofensiva.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de Fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra sectores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 ago 2024 8:38

Editado porAndre Amaral  em  16 set 2024 15:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.