"Os ucranianos sabem como defender o seu país", afirmou a porta-voz do Ministério da Defesa Nacional canadiano, Andrée-Anne Poulin, numa declaração oficial, citada pela emissora pública CBC.
Nesse sentido, acrescentou a representante, o Canadá não impõe "nenhuma restrição geográfica" à utilização pela Ucrânia dos veículos ou obuses cedidos.
As autoridades ucranianas, que alegadamente já tomaram o controlo de mais de 80 localidades em Kursk, não forneceram pormenores sobre o material de guerra que estão a utilizar nesta ofensiva sem precedentes, iniciada em 06 de Agosto.
De acordo com a estação pública britânica BBC, as forças ucranianas também estarão a utilizar tanques Challenger 2 doados pelo Reino Unido na ofensiva.
A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de Fevereiro de 2022.
Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra sectores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.