Carlos Veiga e o Esplendor do Direito, da Justiça e da Política

PorMário Silva,3 jul 2021 8:31

1

​Estava no Liceu Domingos Ramos, nos finais dos anos setenta, quando passou um carro branco e alguém apontou para o condutor, esclarecendo-me que era o Procurador-Geral da República, um jurista muito competente e respeitado, de seu nome Carlos Veiga.

Assim mesmo, sem tirar nem pôr. Amiúde, via-o passar de carro. Fui estudar e nunca mais ouvi falar dele.

Num dia qualquer do ano da graça de 1986, o escrivão do Tribunal da Comarca de Santa Catarina entrou no meu gabinete, anunciando que o Dr. Carlos Veiga estava na secretaria e queria falar comigo. Disse-me, quando o cumprimentei, que era uma visita de cortesia, pois, era de tradição antiga nas comarcas, quando um juiz iniciava funções, os Advogados e os responsáveis dos principais serviços desconcentrados do Estado terem esse gesto e manifestar disponibilidade para colaborar no que fosse possível. Acrescentou que a tradição estava a perder-se, mas que fazia questão de a cumprir. Incentivou-me no exercício das minhas funções e manifestou o seu contentamento pelo facto de uma nova geração de juristas estar a dar o seu contributo para a afirmação do judicial. Foi assim que o conheci pessoalmente: simples, disponível e modesto.

Já no Tribunal da Comarca da Praia, para onde fui transferido, pude conhecê-lo melhor, apreciar as suas peças processuais sintéticas, bem fundamentadas, de facto e de direito, escritas numa linguagem escorreita, com argumentos doutrinários e jurisprudenciais pertinentes; normal, por ser então considerado no meio o maior Advogado do País, com um curriculum judiciário de fazer inveja.

Na verdade, iniciou a sua carreira em Angola, como Conservador e Juiz de Direito em acumulação e, a partir de 1975, em Cabo Verde, como Delegado do Procurador-Geral da República de Sotavento, mais tarde nomeado Procurador-Geral da República e juiz cível da Comarca da Praia. Para um neófito nas lides judiciárias, como era o meu caso, este trajecto inspirava respeito; nem todos podiam orgulhar-se deste percurso.

Em 1985 foi eleito Deputado e a sua voz era respeitada na Assembleia Nacional Popular pela pertinência das suas intervenções, especialmente no respeitante à discussão e aprovação de leis, mas foi como formador que tomei o pulso à sua paciência e verifiquei as suas qualidades pedagógicas, num curso pioneiro de feitura de leis, em que falou da experiência cabo-verdiana. No entanto, foi quando fundámos a Revista Cabo-Verdiana de Direito, em Outubro de 1989 (Alfredo Teixeira, Arnaldo Silva, Carlos Veiga, Eurico Correia Monteiro, José Manuel Pinto Monteiro, Simão Monteiro e eu próprio), a primeira revista privada publicada depois da independência, cuja direcção ele assumiu, é que começámos a trabalhar de perto e ficou mais claro para mim a sua grande capacidade de escrita e a sua generosidade para com os juristas mais jovens. Foi nessa Revista que a palavra cabo-verdura ganhou foros de cidade.

A partir da abertura política, em Fevereiro de 1990, e durante todo esse ano, a sua contribuição na Assembleia Nacional Popular para a criação de um quadro normativo multipartidário, tendente à realização das eleições legislativas de 1991, começou a ser visível. A circunstância das sessões serem transmitidas em directo pela rádio tornou-o muito conhecido a nível nacional e catapultou-o para a personalidade mais popular da área da mudança.

Se é verdade que a abertura política o afastou das lides judiciárias e mergulhou-o na política, não menos verdade é que os primeiros anos da II República foram tempos de intensa actividade legislativa; e a sua participação foi decisiva na consagração de muitas soluções que hoje estão consolidadas, ele que do grupo dos juristas no Governo e no Parlamento era o mais antigo e experiente de todos, por ter concluído a licenciatura em 1971.

Não obstante ser ainda cedo para se falar de pormenores relativos aos primeiros meses do Governo Intercalar, recordo-me de ter havido ameaças em relação a alguns dirigentes do partido único, pois, muitos populares queriam vingar factos que sofreram na pele ou relativos a familiares e amigos seus. Então, deu instruções no sentido de ser garantida segurança pessoal e familiar a todos, partindo do princípio de que serviram o País, independentemente do juízo valorativo de cada um, sempre respeitável, claro. Uma simples decisão, incompreendida então por alguns, evitou problemas, e garantiu tranquilidade.

Liderou os debates constitucionais durante a década de noventa: em 1992, na aprovação da Constituição; em 1995, no momento da sua revisão extraordinária; e, em 1999, redigiu o projecto de revisão constitucional. Já agora, foi decisivo no desbloquear da situação política tendente à revisão constitucional de 2010.

Uma vez deixado o Governo e o Partido e geridas as eleições presidenciais de 2001, cujos resultados aceitou com estoicismo, dedicou-se também à função docente na Universidade Jean Piaget e no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, ensinando os jovens; deste modo, contribuiu para uma nova geração de quadros que começa a afirmar-se: os formados em Cabo Verde.

Manteve um contacto permanente e uma relação cúmplice com as bases do seu partido e, aqui, a herança é pesada: não está fácil para os sucessores seguirem o seu caminho ou outros que satisfaçam inteiramente os militantes, sempre muito exigentes.

Costuma dizer-se que um grande político é aquele que traz no seu curriculum vitórias e derrotas, lida bem com ambas, e sabe fazer a digestão e a gestão dos resultados eleitorais, sejam eles quais forem. Veiga é um deles: não se deslumbrou com as vitórias, nem entrou em depressão com as derrotas. Esteve sempre pronto para encarar a etapa seguinte com optimismo e determinação.

Carlos Veiga é um dos rostos da democracia cabo-verdiana – o rosto mais visível de todos - e um dos pais fundadores desta II República, por ter liderado a oposição vencedora das eleições legislativas de 1991 e as profundas reformas políticas, económicas e sociais que hoje identificam este Estado de Direito. Deu a cara por tudo isto, e muito mais! Claro que juntamente com dezenas de dirigentes, ou não fosse a política uma actividade colectiva.

O seu percurso pelos caminhos do Direito, da Justiça e da Política é esplendoroso, e a República dispõe de um filho que a conhece muito bem, na sua complexidade organizativa e nas aspirações de felicidade dos seus cidadãos, encontrando-se sempre pronto para servi-la. A sua personalidade inspira tranquilidade e dá-nos garantias de harmonia social a este nosso Cabo Verde de Esperança cantado por Norberto Tavares.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1022 de 30 de Junho de 2021. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Mário Silva,3 jul 2021 8:31

Editado porAndre Amaral  em  7 jul 2021 12:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.