Cimeira Europa- África: por uma Parceria Estratégica e Pragmática entre os dois continentes

PorHélio Sanches,28 fev 2022 11:29

Advogado e Mestre em Relações Internacionais
Advogado e Mestre em Relações Internacionais

​Terminou a Cimeira Europa- África que decorreu em Bruxelas, Bélgica, nos dias 17 e 18 de fevereiro sob o lema «Um Novo Começo» entre a Europa e a África.

Essa Cimeira que ocorreu num momento particular por causa da pandemia da Covid-19 que assola o mundo deve constituir uma viragem nas relações entre a Europa e a África tanto do ponto de vista político como do ponto de vista económico e social, devendo os dois continentes trabalhar, conjuntamente, para uma verdadeira Parceria «win-win», como, aliás, fez questão de frisar, na abertura dessa Cimeira, o Presidente da União Africana, Mack Sall, que, também, é Presidente do nosso vizinho Senegal.

Os desafios que o continente africano enfrenta para conseguir o seu desenvolvimento económico e social são enormes e a Europa tem todo o interesse, geopolítico e económico, para apoiar a África a ultrapassar os problemas que enfrenta e que travam o seu desenvolvimento.

Sendo a África um continente rico em recursos minerais e cada vez mais procurado por investidores de potências económicas mundiais, como a China e os Estados Unidos da América, a Europa tem a consciência que caso não apoie o continente africano para ultrapassar os problemas que enfrenta como, por exemplo, pobreza desemprego jovem, problemas com a saúde, educação, instabilidade política, democracia, violação dos direitos humanos, a almejada «Parceria renovada» que ambas as partes pretendem não passará de simples intenções.

É que, não pode haver uma verdadeira Parceria Estratégica entre os dois continentes, enquanto a África continuar na situação de dependência e mãos estendidas para sustentar o seu processo de desenvolvimento.

A pandemia da Covide-19 veio revelar um continente africano incapaz de ajudar as suas populações, nomeadamente no plano vacinal e pôs a nu a fragilidade sanitária desse continente. Apesar da iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, OMS, a África é o continente que recebeu menos vacinas e continua com o risco de agravamento dessa pandemia.

Na verdade, as poucas vacinas que chegaram ao continente africano foram doadas, a conta-gotas, por alguns países, nomeadamente, europeus, que, entretanto, recusam a autorizar o levantamento das patentes das grandes indústrias farmacêuticas para permitir os países africanos a fabricar as suas próprias vacinas. Essa situação de vulnerabilidade, demonstra que a África deve dar um grande impulso no seu processo de desenvolvimento para poder estar em condições de estabelecer uma Parceria com a Europa. E, a Europa deve contribuir para essa nova alargada do continente africano se, efetivamente, como parece, deseja uma Parceria estratégica, pragmática, com resultados concretos e palpáveis com a África.

A Europa comprometeu-se, na Cimeira de Bruxelas, em apoiar a África com 450 milhões de euros para acelerar o processo das vacinas, apoiar na produção das vacinas e na formação das equipas de vacinação. Comprometeu-se, ainda, a apoiar a transferência de tecnologias para seis países do continente africano que passarão a fabricar as suas próprias vacinas, através do chamado ARM Messenger Hub, e apoiar o continente africano. Mas o que pretendia, e ainda pretende, o continente africano é o levantamento das patentes para que os países africanos possam fabricar as suas vacinas sem o pagamento dos direitos de propriedade intelectual às farmacêuticas. Essa pretensão legítima dos africanos foi recusada.

Outro resultado prático saído dessa Cimeira é o compromisso da europa em investir cerca de 150 milhares de euros nas infraestruturas em África, nomeadamente na eletricidade e nos transportes, até 2030. Muitos consideram esse pacote financeiro insuficiente para um continente que precisa de industrializar e resolver os graves problemas de infraestruturas transportes e outros, imprescindíveis ao seu desenvolvimento.

As questões migratórias, particularmente, a migração dos jovens da África para a Europa e a política de incentivo ao regresso desses jovens aos seus países, também mereceu a atenção da Cimeira tendo as partes chegado a um entendimento de que é preciso investir muito mais em África e criar oportunidades aos jovens africanos para encontrar trabalho no seu próprio continente. Para tanto, é preciso apostar na formação dos jovens e criar-lhes oportunidades de trabalho digno no solo africano.

Aliás, a preocupação com a juventude africana e a necessidade de investir mais nos jovens foi o foco da quinta Cimeira Europa- África que teve lugar em Abidjan, Costa de Martim, de 29 a 30 de novembro de 2017 e que ainda debruçou sobre a problemática da paz e segurança em África, democracia, boa governação e dos direitos humanos.

A Cimeira de Abidjan, a semelhança do que aconteceu com a presente Cimeira de Bruxelas, debruçou ainda sobre a necessidade de uma Parceria África- Europa onde todas as partes são tratadas em pé de igualdade e onde cada parte que recebe dá a outra parte a sua contrapartida. É essa a essência de uma verdadeira Parceria que as partes almejam.

Mas, se é verdade que essa Parceria é desejável e vantajosa para ambas as partes, não deixa de ser verdade que a África precisa de resolver os problemas que entravam o seu desenvolvimento, nomeadamente, instauração de um Estado de direito democrático, boa governação, transparência, respeito pelos direitos do homem, combate a pobreza, com a consequente redução das desigualdades sociais, enfim, a África precisa de alinhar a sua política com a Agenda 2030 das Nações Unidas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É evidente que se a África pretende um novo quadro de Parceria com a Europa, diferente do Acordo de Cotonu, (Acordo que vigorou até 2020 e que enquadra as relações de cooperação entre a Europa e os países ACP- África, Caraíba e Pacífico) que condicionava o apoio aos países ACP à implementação de determinados valores, como a democracia, boa governação e os direitos humanos, nesta fase «pós-Cotonu» a África deve estar à altura dos desafios de uma Parceria com vantagens recíprocas e sem condicionalismos. É esse o caminho, é esse o verdadeiro challenge que se espera da África e dos seus dirigentes.

Outros desafios dos novos tempos que a África deve preparar-se para enfrentar, com sucesso, prendem-se com a transição energética, economia verde e os problemas ambientais. A África não pode perder mais oportunidades sob pena de perder definitivamente o comboio do desenvolvimento. Os sinais são bons e é preciso acreditar em África.

Os africanos têm o dever histórico de construir um futuro próspero para o seu povo. Cremos ser esta a vontade dos participantes da Cimeira Europa- África que vem de terminar.

A adoção de mecanismos de implementação e acompanhamento das decisões saídas dessa Cimeira testemunha a vontade das partes em remover os obstáculos que neste momento travam uma verdadeira Parceria entre a Europa e a África. E, por isso, há razões para estarmos otimistas quanto ao futuro dessa Parceria.  

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1056 de 23 de Fevereiro de 2022.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Hélio Sanches,28 fev 2022 11:29

Editado porDulcina Mendes  em  15 nov 2022 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.