​Quatro candidatos na corrida à reitoria da UniCV

PorRádio Morabeza, Inforpress,9 jan 2018 8:14

1

A campanha eleitoral para a eleição do novo reitor da Universidade de Cabo Verde arranca hoje. Artur Furtado, Eurídice Monteiro, Corrine Almeida e Judite Nascimento, que concorre à sua própria sucessão, são os quatro candidatos ao cargo na universidade pública.

A campanha decorre de hoje a 17 de Janeiro. As eleições acontecem dia 19 de Janeiro.

Eleita nas eleições de 2014, Judite Nascimento quer mais um mandato à frente da Uni-CV, tendo apresentado candidatura sob o lema “Por uma universidade integradora, inovadora e empreendedora, avancemos juntos”.

A candidatura da actual reitora garante que a mesma é incentivada e apoiada por uma “franja significativa” da comunidade académica da UniCV, incluindo docentes, estudantes e funcionários, que se revêem no seu programa, visto que o mesmo se baseia nos princípios da “liberdade, democracia, ética, transparência e imparcialidade”.

Judite Nascimento é doutorada pela Universidade de Rouen (França) em “géographie. aménagement de l’espace, urbanisme”, mestre em geografia humana e planeamento regional e local, pela Universidade de Lisboa, e licenciada em geografia, pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia).

Eurídice Monteiro

Eurídice Monteiro concorre ao cargo sob o lema “mudar é preciso: para uma universidade aberta à sociedade cabo-verdiana e suas instituições e ao mundo”.

A candidata chega com “um projecto universitário que simboliza a inovação e a renovação” da instituição, com aposta no desenvolvimento do conhecimento científico e uma mudança de paradigma no ensino superior em Cabo Verde.

Eurídice Monteiro quer uma “rotura efectiva” com os caminhos que a UniCV vem trilhando, contribuindo para resolver os “conflitos insanáveis que foram criados durante os últimos anos, devido a uma gestão centralizada e destituída de espírito inovador”.

Eurídice Monteiro, socio-politóloga, é doutorada pela Universidade de Coimbra, fez um curso avançado de administração pública em Bridgewater State University e um curso executivo de liderança na Harvard Kennedy School, nos EUA. 

Corrine Almeida

As ideias da candidatura da bióloga oceanográfica Corrine Almeida, estão assentes em cinco eixos: “organização e gestão”, “sustentabilidade”, “produção e transferência de conhecimento”, “capacitação” e “humanização”, através do projecto denominado “rebeldia pela causa Uni-CV”.

A candidata propõe a criação de uma fundação na UniCV, tendo em conta os problemas de financiamento que a instituição enfrenta, assim como defende que todos os cargos directivos na instituição de ensino superior deverão passar por concurso ou então ser eleitos.

Doutora em Ecologia Marinha e Gestão de Recursos Marinhos Vivos, pela Universidade de Las Palmas, Canárias. Na Universidade de São Paulo, Brasil, formou-se em Ciências Biológicas e obteve o grau de mestre em Oceanografia Biológica. 

Artur Furtado

Artur Furtado, por seu lado, vê nesta sua candidatura, que surgiu da “vontade e apelo” da comunidade académica da UniCV e da sociedade, com base na “capacidade, humildade, simplicidade, independência e rigor”, uma oportunidade de colocar à disposição da universidade pública todo o seu conhecimento e experiência.

Com o lema “qualidade e transparência”, Artur Furtado promete mudanças profundas na UniCV, principalmente na forma como a universidade serve o país, marcando a diferença, principalmente para que, quando um aluno sair da universidade, sinta que de facto tem uma profissão para ingressar o mercado ou criar auto-emprego.

Artur Furtado é licenciado em engenharia industrial pela Universidade de Iowa, EUA, tem mestrado em gestão industrial, diploma de estudos avançados, pela Universidade de Tecnologia de Troyes, França, e em direito da propriedade intelectual, pela Universidade de Direito de Yaoundé 2, Camarões. É doutorado em análise de fluxo de matéria, aplicado ao ordenamento do território, pela Universidade de Tecnologia de Troyes.

Durante a campanha, prevê-se a realização de dois debates internos entre os candidatos, sendo um na cidade da Praia e outro no Mindelo, permitindo a cada um dos candidatos expor as suas ideias, propostas e estratégias perante a comunidade académica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza, Inforpress,9 jan 2018 8:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 dez 2018 3:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.