​Navio português "Viana do Castelo" em Cabo Verde entre 08 e 23 de Outubro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 out 2018 8:06

O navio patrulha oceânico da Marinha portuguesa “Viana do Castelo” vai estar em Cabo Verde entre 08 e 23 de Outubro e desenvolver acções com a Guarda-Costeira para reforçar a segurança marítima e a preservação dos recursos marinhos.

De acordo com uma nota da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, durante a escala que irá efectuar no porto da Praia, capital de Cabo Verde, a embarcação estará aberta a visitas do público no dia 21 de Outubro.

O navio tem visitas previstas aos portos do Mindelo, de 08 a 10 de Outubro, e Praia, de 19 a 23 de Outubro, dando continuidade à missão iniciada em 20 de agosto de 2018 no âmbito da cooperação no domínio da Defesa e inserida na iniciativa Mar Aberto 2018.

Esta iniciativa pretende contribuir para “robustecer a governança e a segurança marítima, em parceria e cooperação com os países visitados”.

O objectivo é “desenvolver sinergias mútuas e incrementar a segurança marítima à escala regional e global, com impacto directo na livre circulação de pessoas e bens e para um melhor uso do mar dos respectivos Estados costeiros”.

A iniciativa Mar Aberto teve início em 2008 e “realiza-se desde então todos os anos, com actividades nas áreas marítimas da Costa Ocidental Africana e Golfo da Guiné, com particular incidência nas actividades cooperativas com as Marinhas e guardas-costeira dos países amigos da região”.

Nesta missão, que se prolongará até 29 de Outubro, “o navio navegará cerca de 10.000 milhas náuticas, tendo já visitado Angola, São Tomé e Príncipe e Costa de Marfim, onde realizou um intenso programa de actividades de cooperação nos respectivos países”.

Durante a permanência em Cabo Verde, o navio irá realizar “acções com a Guarda-Costeira, desenvolvendo exercícios conjuntos enquadrados no âmbito dos acordos de cooperação bilateral, tendo em vista a troca de experiências e o incremento da interoperabilidade procurando, desta forma, contribuir igualmente para o reforço da segurança marítima e preservação dos recursos marinhos”.

Durante a sua escala no Porto da Praia, prossegue a nota, o navio estará aberto a visitas por parte do público, no dia 21 de Outubro, entre as 14:00 às 17:00.

O “Viana do castelo” é comandado pela capitão-tenente Vânia Filipa Carvalho e tem embarcado 54 militares, incluindo o Comandante da Missão Mar Aberto e da Unidade de Tarefa, o capitão-de-mar-e-guerra Nuno António de Noronha Bragança, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 out 2018 8:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.