ONU promete apoiar Cabo Verde na realização do censo da população e habitação

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 fev 2019 10:35

A Organização das Nações Unidas (ONU) garantiu quarta-feira que vai apoiar Cabo Verde na realização do recenseamento da população e habitação, orçado em 650 mil contos, prometendo ainda ajudar a mobilizar o apoio de outros parceiros.

"Já há parceiros, nomeadamente a União Europeia, a Cooperação Espanhola, e da nossa parte iremos apoiar não só com apoio técnico e algum apoio financeiro, mas na busca de parcerias para essa colaboração", disse a coordenadora residente da ONU em Cabo Verde.

Ana Patrícia Graça falava à imprensa após um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, enquadrado no programa de visita ao país de uma equipa de directores regionais para África daquela organização.

Cabo Verde iniciou no ano passado a preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação, a maior operação estatística no arquipélago, tentando mobilizar financiamento junto dos diferentes parceiros.

O Censo está orçado em mais de 650 mil contos, sendo que o Governo cabo-verdiano vai disponibilizar 40% do valor e os restantes 60% deverão ser garantidos por parceiros do arquipélago.

A coordenadora não avançou os valores precisos que a ONU poderá disponibilizar, mas garantiu que vai continuar a trabalhar com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano nessa e noutras operações em curso.

"O Sistema [das Nações Unidas] tem estado a trabalhar com o INE nesse sentido, mas também a trazer e a procurar trazer novas parcerias e novos financiamentos para a produção estatística, porque é com base nessa produção que Cabo Verde pode tomar as decisões e as políticas públicas mais acertadas", sublinhou Ana Graça.

O censo, que será realizado pelo INE em todo o território nacional, é um conjunto de operações que consistem na recolha, tratamento e análise de dados sobre as características demográficas, económicas e sociais de todos os habitantes de um país.

A recolha e tratamento dos dados vão acontecer em 2020 e os resultados serão conhecidos no ano seguinte.

Cabo Verde tem realizado censos demográficos desde 1960, mas só nos últimos três após a independência (1980, 1990 e 2000) incluiu, além da população, a habitação.

Sobre a visita ao país dos directores regionais para África da ONU, a representante em Cabo Verde assumiu a satisfação, pelo facto de acontecer pela primeira vez com um grupo de 10 representantes dos organismos de cooperação do arquipélago.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 fev 2019 10:35

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.