Paulino Évora deixa "legado que devemos assumir"

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 jun 2019 8:06

​O cardeal e bispo da Diocese de Santiago, Arlindo Furtado, considera que o falecido bispo emérito Paulino Évora deixa um grande legado que deve ser assumido e desenvolvido para o bem da Igreja e da sociedade cabo-verdiana.

Ontem, momentos antes de presidir à cerimónia fúnebre do bispo emérito, Arlindo Furtado disse que o sentimento é de tristeza, mas também de gratidão.

“Tristeza pela partida do nosso pastor que nos acompanhou por muitos anos e com tanta dedicação. Por um lado, a saudade, porque nos faz falta como referência como conselheiro, mas também de gratidão a Deus por tudo que ele fez por esta Igreja que constitui um grande legado que nós devemos assumir e desenvolver para o bem da Igreja e da sociedade de Cabo Verde”, adiantou.

Uma grande multidão deslocou-se à Pró-catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia para render a última homenagem a Dom Paulino, numa cerimónia que contou com a participação da maior parte dos sacerdotes vindos de todas as paróquias da diocese.

Presentes nas exéquias estiveram também o arcebispo de Dakar, o bispo de Mindelo e o bispo de Bafatá.

Os restos mortais do bispo emérito Paulino Évora, falecido domingo, 16, na Cidade da Praia, foram sepultados na igreja Nossa Senhora da Graça, conforme rege o Código de Direito Canónico.

Paulino Évora nasceu na Cidade da Praia a 22 de Junho de 1931, foi ordenado Sacerdote em Carcavelos, Portugal, a 16 de Dezembro de 1962, e eleito Bispo de Cabo Verde em 21 de Abril de 1975.

Tomou posse da Diocese de Santiago de Cabo Verde no dia 22 de Junho de 1975, que conduziu até 14 de Agosto de 2009, altura em que resignou por motivo de idade, tendo sido substituído por Arlindo Furtado, então bispo do Mindelo.

Paulino Évora morreu na residência das Irmãs Franciscanas, em Achada Santo António, na Cidade da Praia e completaria, no dia 22 deste mês, 88 anos de idade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 jun 2019 8:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 mar 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.