Cabo Verde com três casos suspeitos de Coronavírus: dois na Praia, outro em São Vicente

PorExpresso das Ilhas,12 mar 2020 11:19

Duas turistas, na Praia, e um cidadão nacional em São Vicente poderão estar infectados com o novo coronavírus. Análises seguem para Portugal, para despiste. A informação foi avançada hoje de manhã pelo Director Nacional da Saúde, Artur Correia, em conferência de imprensa.

Artur Correia especificou que a análise realizadas às duas turistas, de 26 e 32 anos,  já seguiram para o laboratório português, o Instituto Ricardo Jorge.  A análise ao paciente nacional, um sanvincentino que chegou de Itália recentemente,   deverá ser enviada ainda hoje. 

Tanto as duas turistas portuguesas como o cidadão nacional suspeitos de estarem infectados com coronavírus, apresentavam-se assintomáticos à chegada a Cabo Verde. 

As turistas, oriundas do Porto (norte de Portugal), chegaram à Praia no domingo passado e começaram a ter sintomas compatíveis com a doença na terça-feira. Já no caso do cidadão nacional, em São Vicente, os sintomas iniciaram-se ontem.

Os casos foram detectados, de acordo com Director Nacional da Saúde, no sistema de vigilância através da Linha Verde após chamada realizada pelos pacientes.

Neste momento, os três pacientes estão em isolamento nos hospitais da Praia e São Vicente. "Imediatamente elevamos o nível de activação para risco iminente e as medidas concernentes a esse nível de activação já estão em curso. Neste momento estamos a fazer o inquérito epidemiológico para contactar todos as pessoas que contactaram com esses casos", explicou Artur Correia.

Além desta declaração, o Director Nacional de Saúde respondeu a algumas questões:

Qual é o grau de suspeita destes casos?

O grau de suspeita é um só. Nós temos uma definição do que é um caso suspeito que é baseado em critérios clínicos e epidemiológicos

Estão em quarentena nos hospitais?

Os casos suspeitos todos devem ser isolados. Todos os casos suspeitos estão isolados quer no Hospital Baptista de Sousa, em Mindelo, quer no Hospital Agostinho Neto, na Praia.

Duas análises já foram para Portugal. E em relação ao outro suspeito?

Em relação ao caso de São Vicente estamos a fazer todos os possíveis para que as análises cheguem ainda hoje a Portugal.

Quais são as idades das pessoas?

Os dois casos de Portugal são duas turistas. Uma de 32 anos e outra de 26. O caso suspeito de São Vicente é um nacional de 49 anos.

Os casos foram detectados no aeroporto ou já estavam no país?

Estes casos foram detectados através do nosso sistema de vigilância, através da Linha Verde (8001112). Fomos contactados pelos próprios e activámos todas as medidas necessárias para o transporte e isolamento dos doentes nos dois hospitais.

Isso quer dizer que os casos não foram detectados no aeroporto e que as pessoas entraram no país. Em relação ao caso dos sítios onde as pessoas estavam hospedadas quais são as medidas que podem ser tomadas?

Entraram no país assintomáticos, com aconselhamento para medidas de protecção e com medidas de contacto. Esses casos foram identificados através de um contacto com as autoridades sanitárias que imediatamente accionamos. A mensagem para a população de Cabo Verde é de serenidade e tranquilidade. Estamos a fazer todos os possíveis para conter esses casos e para evitar que mudemos de nível para um nivel de emergência sanitária internacional. Para já são casos suspeitos. Amanhã ou o mais tardar depois de amanhã saberemos os resultados e já estamos a tomar medidas para a contenção desses casos e esperemos que tudo corra bem.

Essas pessoas já estão há quantos dias em Cabo Verde?

As duas de Portugal vieram no domingo e só apresentaram sintomas anteontem e comunicaram ontem às autoridades e ontem mesmo foram transferidas para isolamento no hospital da Praia. No caso de São Vicente, já foi no dia 10 que veio de Itália, ontem sentiu os sintomas e foi transferido para o hospital.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 mar 2020 11:19

Editado porAndre Amaral  em  26 out 2020 23:21

pub.
pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.