Confirmado primeiro caso de COVID-19 na Praia

PorExpresso das Ilhas,25 mar 2020 10:12

Um homem de 43, residente na Praia, foi diagnosticado com infecção por coronavírus. Informação confirmada esta manhã pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em conferência de imprensa. Governo reúne gabinete de crise.

"Já temos um caso positivo aqui na ilha de Santiago, mais precisamente na cidade da Praia", começou por anunciar o ministro da Saúde.

O doente regressou a Cabo Verde, após umas férias na Europa, a 18 de Março. "Esteve ausente do país e visitou França e Portugal", especificou Arlindo do Rosário, tendo regressado "precisamente" no dia anterior à entrada em vigor das medidas de interdição de voos, impostas pelo governo. À chegada, o homem terá ficado em casa, em quarentena voluntária.

O paciente vinha ainda a ser acompanhado pela equipa sanitária da delegacia de saúde da Praia "com contactos diários, tanto ele como todos os outros que chegaram nesse voo". 

Foi através desse contacto feito pela delegacia que as autoridades de saúde ficaram a saber que o paciente tinha "começado a apresentar sintomas respiratórios leves" de infecção por coronavírus.

O plano de acção estabelecido pelas autoridades foi cumprido, "como estabelecido", garantiu o ministro, dizendo que após os primeiros sintomas "a ambulância de serviço foi buscá-lo e transportou-o para o Hospital Agostinho Neto onde foi realizado o teste de despistagem".  Com o teste veio "a confirmação de que é um caso positivo".

O homem está "com sintomas respiratórios leves, sem febre e sem falta de ar" estando a ser seguido no espaço de isolamento do Hospital Central da Praia.

Arlindo do Rosário disse ainda que "durante o dia de hoje todos os procedimentos, no que diz respeito ao rastreio de casos nos contactantes mais próximos, serão efectuados, assim como o levantamento em relação aos passageiros do voo em que ele veio".

"As medidas de detecção de outros casos serão devidamente tomadas", concluiu o ministro.

Arlindo do Rosário disse ainda que o governo vai "hoje, pelas 11h30 reunir o gabinete de crise" onde serão decididas as medidas a serem tomadas em relação à ilha de Santiago.

Depois de três casos registados na Boa Vista, dos quais resultou uma morte, este é o primeiro caso a ser registado na Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 mar 2020 10:12

Editado porSara Almeida  em  27 dez 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.