Hospital da Praia tem nove doentes internados com COVID-19, todos assintomáticos

PorSheilla Ribeiro,21 abr 2020 16:16

Júlio Andrade

O presidente do conselho de administração (PCA) do Hospital Agostinho Neto (HAN), Júlio Andrade, disse hoje o fundamental é conter o vírus. Assim, apesar de assintomáticos, há nove doentes em isolamento, para evitar contaminações.

Júlio Andrade fez esta afirmação durante uma conferência de imprensa para dar conhecimento aos utentes sobre os procedimentos do Hospital relativamente a pandemia (COVID19), nomeadamente o atendimento de casos suspeitos e estrutura montada.

Na ocasião, o PCA do HAN sublinhou que mais importante que os meios que possam existir, é a contenção do vírus.

“A percentagem dos doentes ventilados que morrem, no estrangeiro, ultrapassa 70%. Nós temos ventiladores, temos equipas preparadas para ventilar, mas a solução é conter o vírus. Portanto, o cuidado é para não ter muitos casos”, aconselhou.

Segundo o PCA, além dos ventiladores, que são “peças importantes nos cuidados intensivos, o HAN possui ainda monitores de parâmetros vitais e vários acessórios.

A maioria dos pacientes positivos da COVID-19 do HAN são, avançou Júlio Andrade, assintomáticos, o que constitui uma preocupação em termos de transmissão da doença. Por isso, prosseguiu, o isolamento e o afastamento social, as medidas de higiene pessoal individual e colectiva “são fundamentais”.

“Neste momento temos nove pessoas internadas. Mas, essas pessoas não têm nenhuns sintomas. As pessoas podiam estar em casa, podiam estar num outro espaço, são assintomáticas. As pessoas estão fechadas para evitar que contaminem outras, mas não precisam de nenhum cuidado médico especial neste momento, felizmente”, informou.

Na mesma ocasião, o PCA do Hospital Agostinho Neto reiterou que os quartos particulares são para situações de doentes complexos, que precisam de cuidados diferenciados.

“Um COVID-19 positivo, não significa que precisa de cuidados médicos. Não é preciso estar internado no hospital. O que nós fizemos, como estávamos na fase inicial, em uma forma de conter o vírus, estamos a internar todos os casos positivos”, explicou.

Por esta razão, Júlio Andrade diz que quando as 14 camas estiverem ocupadas, os casos positivos da COVID-19 que estiverem assintomáticos, vão para outra estrutura que o ministério da Saúde preparou.

"Há pessoas positivas que já não vêm para o hospital, já vão para esse novo espaço", falou.

Júlio Andrade reiterou que que o hospital tem três equipas a funcionar, uma no Banco de Urgência, uma equipa que está na tenda e outra que segue os casos COVID-19 positivos. O também médico garantiu ainda que a instituição tem cumprido todos os procedimentos de segurança no combate à pandemia.

Autoria:Sheilla Ribeiro,21 abr 2020 16:16

Editado porSara Almeida  em  28 jan 2021 23:21