Homem de 41 anos é 7ª vítima de COVID-19 em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,15 jun 2020 16:59

Número de óbitos relacionados com a COVID-19 no país aumentou hoje para sete. Trata-se de um homem de 41 anos, natural de São Domingos,que padecia de outras morbilidades e fazia tratamento de hemodiálise.

A informação foi avançada esta tarde, na habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica no país.

O paciente, de São Domingos, faleceu ao fim da manhã de hoje, no Hospital Agostinho Neto, na Praia. Segundo o Director Nacional de Saúde, Artur Correia, a vítima mortal era um paciente que " tinha várias comorbilidades associadas e que infelizmente faleceu".

Este responsável fez ainda uma actualização em relação aos dados revelados esta manhã no boletim epidemiológico revendo em baixa o número de casos registados na Praia que passaram, assim, para 5 e anunciando um caso no município de São Domingos.

Fazendo um balanço desde que a COVID-19 entrou no país, Artur Correia garantiu que tudo está a ser feito "para que o nosso sistema de saúde consiga corresponder, tenha uma resposta positiva e não se sufoque com uma avalanche de casos". 

"Penso que, até este momento temos conseguido suster o avanço desenfreado da COVID-19 no país", reforçou.

Como exemplo, Artur Correia usou a ilha da Boa Vista que está "mais ou menos controlada, não há casos autóctones há várias semanas". "No interior de Santiago estamos a enfrentar a epidemia não só no concelho da Praia, mas também temos um foco em Santa Cruz".

Nas restantes ilhas, "mais a sul temos o Fogo sem nenhum caso, temos a Brava sem nenhum caso e a ilha do Maio sem nenhum caso". Já no norte do país, "São Vicente com os três casos inicialmente relatados e com casos importados a partir do Sal, Santo Antão sem casos autóctones mas com casos importados do Sal e em São Nicolau não temos casos de transmissão local mas já tivemos dois casos importados do Sal", ilha, aliás, que concentra "outro foco importante" da doença.

Depois de quase três meses, o Director Nacional de Saúde defende que o Serviço Nacional de Saúde "juntamente com as forças de segurança, a protecção civil e a sociedade civil no seu todo" têm realizado "um esforço que tem valido a pena e temos de facto conseguido suster o avanço da epidemia".

Morrer de COVID-19 e com COVID-19

Questionado sobre se as autoridades de saúde sabem quantas, das sete mortes registadas até agora, foram causadas directamente pela COVID-19, o Director Nacional de Saúde remeteu para o futuro uma análise aos dados.

"Essa é uma questão não só de Cabo Verde, mas temos de enfrentar essa situação", disse Artur Correia, que explicou que este "não é um problema novo". "Temos essa experiência com a SIDA em que muitas vezes as pessoas não morrem por SIDA mas sim por outras causas e há uma tendência natural, em termos estatísticos, de se classificar como um óbito de SIDA".

No entanto, prosseguiu, "há uma coisa que se chama auditoria aos óbitos. No final da epidemia vamos fazer uma auditoria a todos os óbitos e vamos classificar cada tipo de óbito. Mas é um problema que se enfrenta sempre na epidemias", concluiu.

Cabo Verde conta, segundo os números divulgados hoje, com 759 casos de COVID-19 dos quais 390 são ainda considerados casos activos, 361 já foram dados como curados e há ainda sete óbitos. A taxa de letalidade global de é 0,9%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 jun 2020 16:59

Editado porSara Almeida  em  29 mar 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.