No Centro Oceanográfico do Mindelo, foram empossados os membros do Conselho Directivo do Instituto do Mar, membros do Conselho de Administração da Escola do Mar e equipa reitoral da Universidade Técnica do Atlântico.
Gozzelino destaca “o começo de uma nova era de internacionalização, que permitirá a Cabo Verde aprender com os países mais desenvolvidos, alcançar a excelência de que tanto se precisa para ter sucesso no aproveitamento económico, planificação, gerenciamento, valorização da formação técnica profissional, do ensino superior e da investigação científica tecnológica”.
“É também um dia de começo para a nossa diáspora, que aqui represento, e que será convidada a instaurar um novo diálogo de conhecimento e contribuir para o avanço do nosso país. Temos muitos desafios à nossa frente, que serão encarados de forma inclusiva e conjunta. Trabalharemos para que a excelência prevaleça em sectores estratégicos para o desenvolvimento do país e para que se possa encontrar na UTA e no Campus do Mar aquela referência de ensino, plataforma de conhecimento, de exportação de conhecimento”, acrescenta.
A aquisição de competências e desenvolvimento será o lema da instituição.
Raffaella Gozzelino elege a procura de financiamento como fundamental para que se possa alcançar a excelência e concretizar a implementação dos projectos da universidade.
“Teremos que procurar financiamento para alcançar a excelência, que é possível, em primeiro lugar, com a estabilização contratual e a capacitação dos recursos humanos, teremos que procurar financiamento para melhorar as infra-estruturas, criar laboratórios e promover a nossa internacionalização, alianças públicas serão estabelecidas a nível nacional e internacional para criar novas oportunidades de formação e de emprego” afirma.
A reitora da UTA indicou, ainda, que, a curto prazo, o inglês será língua oficial da universidade e do Campus do Mar.
“Não há excelência, nem abertura ao mundo sem o conhecimento da língua inglesa. O inglês é a língua mãe da ciência e da tecnologia”, sublinha.
A equipa reitoral da UTA inclui João do Monte Gomes, como vice-reitor, e Osvaldina Sousa, que assumirá funções de pró-reitora. Conta ainda com António Fernandes, Lídia Lima e Manuel Vicente Silva, para o conselho de administração da Escola do Mar, e Malik Lopes, Elísia da Cruz e Vito Ramos, para o conselho directivo do Instituto do Mar (Imar)
A UTA, sedeada em São Vicente, foi criada pelo governo, em Dezembro de 2019. Absorveu a antiga Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar, da Universidade de Cabo-Verde.
O projecto do Campus do Mar está a ser desenvolvido há mais de um ano, composto pela Universidade Técnica do Atlântico (UTA), Instituto do Mar (IMar) e Escola do Mar.