Jorge Santos classifica deposição de flores no memorial Amílcar Cabral sinal de respeito e valorização da história de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 jan 2021 12:56

Celebra-se hoje, Dia dos Heróis Nacional. O Presidente da República interino, Jorge Santos, classificou hoje a deposição de flores no memorial Amílcar Cabral como sinal de respeito e valorização pela história de Cabo Verde “num dia que simboliza os heróis nacionais”.

Para Jorge Santos, 20 de Janeiro representa o “dia da morte daquele que foi o protagonista e que liderou uma das fases importantes da história de Cabo Verde, a luta pela independência nacional”, tendo sublinhando que o “povo cabo-verdiano ao longo dos cinco séculos” da sua história fez várias lutas.

A este propósito enalteceu “a luta contra a dominação colonial em que também foram protagonistas várias personalidades da Nação que deixaram os seus registos nas mornas, coladeiras, cantos, poemas e literaturas”, designadamente “Eugénio Tavares, Baltazar Lopes e os “Claridosos”, e Amílcar Cabral, o líder da libertação e da luta para a independência”.

“Prova da valorização dos heróis nacionais é essa deposição desta coroa de flores, naquele que simboliza todos os heróis nacionais que é Amílcar Cabral e hoje 20 de Janeiro e as celebrações nesta Semana da República simboliza o respeito que todos os cabo-verdianos têm e que devem ter pelos heróis nacionais”, enquanto dever de todos os cabo-verdianos.

Jorge Santos fez questão de ressaltar, igualmente, “a última fase que é a luta pela democracia”, realçando que “Cabo Verde, inspirado nessa rica história, está a construir o Estado próspero, previsível, respeitável e, acima de tudo, um Estado onde se respeita o direito humano e se promove o bem-estar de todos os cabo-verdianos”.

Considerando que Cabo Verde está no rol das democracias africanas e do mundo graças aos valores promovidos e ensinados ao longo da história de Cabo Verde, Jorge Santos disse que o simbolismo do 20 de Janeiro tem uma importância grande que está sendo partilhado pelos cabo-verdianos no país e na diáspora.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 jan 2021 12:56

Editado porDulcina Mendes  em  19 out 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.