Primeira embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau inaugurada na próxima semana

PorExpresso das Ilhas,10 fev 2021 11:42

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, vai inaugurar a primeira embaixada do país em Bissau durante uma visita ao Senegal e Guiné-Bissau que decorrerá entre 14 e 19 deste mês.

Conforme informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, na sua página de Facebook, a visita tem como intuito “estabelecer contactos com autoridades oficiais dos dois países, visitar a comunidade cabo-verdiana residente nestes estados irmãos e ainda fazer a inauguração das instalações da Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau.”

O primeiro Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Cabo Verde residente na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça, foi empossado no passado dia 5 de Fevereiro, recorda a nota.

Na cerimónia de tomada de posse, o Chefe da diplomacia cabo-verdiana, realçou, como recorda a nota, que uma vez instalada a embaixada de Cabo Verde na Guiné Bissau, os dois países irão relançar a cooperação económica e estimular as trocas comerciais.

Na altura, Rui Figueiredo Soares, que é também ministro da Integração Regional, mostrou-se igualmente expectante na contribuição que a embaixada do arquipélago na Guiné-Bissau irá dar no reforço da política voltada para África e na integração efectiva de Cabo Verde na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Por sua vez, o embaixador empossado, Camilo Leitão da Graça, garantiu que uma das prioridades da sua missão será o reforço das relações institucionais.

“A Guiné Bissau precisa de ajuda, Cabo Verde precisa de ajuda, nós temos alguma coisa para dar e eles também, sobretudo na parte comercial. Penso que a prioridade seria encetar formas de ter trocas na área de formação, na área do comércio. Havendo linhas marítimas e áreas directas. Explorar o mercado porque temos que ter também uma forte componente económica nesta relação”, proferiu.

De recordar ainda que, também na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades se reuniu com a sua homóloga da Guiné Bissau, Suzi Barbosa, que esteve de visita a Cabo Verde como enviada especial do Presidente da Guiné Bissau.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 fev 2021 11:42

Editado porAndre Amaral  em  8 nov 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.