A informação foi avançada pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que se encontra de visita na Boa Vista, em declarações aos jornalistas sobre o processo de vacinação na ilha, que teve início a 15 de Junho.
O governante disse que o executivo precisa de atingir a meta de vacinar toda a população com mais de 18 anos na Boa Vista até ao mês de Agosto à semelhança da ilha do Sal.
O ministro informou que há vacinas, equipas e disponibilidade para este processo avançar, por isso pediu a população para procurar, cada vez mais, aos postos de vacinação para se poder acelerar o processo de vacinação.
“Na ilha Boa Vista já foram aplicadas 5.380 doses de vacina da covid-19, o que já é um bom trabalho (..) até finais de Agosto teremos esta meta atingida”, afirmou o ministro, adiantando que noutras localidades a maior parte da população já está vacinada.
A nível nacional, Arlindo do Rosário disse que 112 mil cabo-verdianos já foram vacinados com pelo menos a primeira dose, o que considerou “um marco”, uma vez que, inicialmente, a disponibilidade de vacina era insuficiente e o ritmo de vacinação foi acelerado há um mês.
Questionado sobre o pretende o Governo fazer em relação à resistência de em tomar a vacina, o ministro respondeu que a estratégia será, sobretudo, de formar e desmistificar.
“Tivemos mitos na área reproductiva, na área da amamentação, há sempre mitos e um dos mitos que está a circular é que a vacina faz mal, mas é evidente que se a vacina fizesse mal não estava a ser aplicada”, disse o ministro.