Presidente da República preocupado com o aumento de casos de COVID-19

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,1 abr 2021 14:54

Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca
Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca Rádio Morabeza

O Presidente da República está preocupado com o aumento do número de casos de COVID-19 nos últimos dias em Cabo Verde. Jorge Carlos Fonseca, que recebeu hoje em audiência o ministro da saúde, diz que trocou impressões com Arlindo do Rosário, sobre a possibilidade de passar do estado de contingência para calamidade.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado lembra que os casos têm aumentado particularmente na Praia e nas ilhas do Sal e Boa Vista.

Pondera-se, "no caso da Praia e outros locais onde o número de casos tem aumentado, alterar o estado de prevenção vigente, nomeadamente passar do estado de contingência para calamidade" ou, mantendo o estado actual, ver as "medidas que são legalmente possíveis de tomar" devem ser adoptadas, avança

Jorge Carlos Fonseca defende o aumento da fiscalização no que diz respeito ao combate à COVID-19, e entende que, caso continue a haver incumprimento e aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, se proceda à alteração das medidas, e adoptando, pois, medidas mais fortes.

"É reforçar a fiscalização, se houver necessidade de maior presença das autoridades no terreno, deve-se aumentar essa presença, mas eu, como presidente da República, manifestei as minhas preocupações ao senhor ministro da Saúde". 

No decorrer da tarde de hoje o Gabinete de Crise estará reunido e o chefe de Estado diz esperar que da reunião saia "uma avaliação precisa e concreta" da situação. 

"Não queremos fazer um discurso de alarmismo, não se justifica, mas devemos estar atentos, preocupados, de forma que possamos ter a situação sob controle", explica.

As autoridades sanitárias diagnosticaram esta quarta-feira mais 191 infectados pelo novo coronavírus, um recorde diário, elevando para 17.470 o total de casos desde o início da pandemia.

Só no concelho da Praia foram confirmados mais 125 infetados, contando a capital agora com 543 casos activos.

O registo de 191 novos casos em todo o arquipélago é o maior desde o início da pandemia em Cabo Verde, muita acima do máximo anterior de 159 casos, em 11 de Outubro de 2020.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,1 abr 2021 14:54

Editado porSara Almeida  em  3 jan 2022 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.