Durante a conferência de imprensa de hoje, o Director Nacional da Saúde avançou que neste momento, por dia, em média, 350 pessoas estão a ser vacinadas com uma primeira dose. Em termos de segunda dose, até 31 de Outubro a taxa de cobertura a nível nacional, era de 59,2%.
Na ilha do Sal, frisou que faltam vacinar apenas 260 pessoas para atingir a meta de 70% da população adulta completamente vacinada.
Quanto a internamentos provocados pela COVID-19, Jorge Barreto informou que apenas três pessoas estão internadas no hospital regional Santa Rita Vieira e não estão vacinadas. São pessoas com mais de 60 anos e, entre elas, uma está numa situação mais grave.
"Como podem ver a situação evolui muito favoravelmente dia após dia e isso é a repercussão do trabalho que foi feito e também, sobretudo, pensamos que temos aqui uma boa contribuição da vacinação contra a COVID-19, tendo em conta as informações que já foram divulgadas", considerou.
De 18 a 31 de Outubro foram analisadas 5.634 amostras, uma média 402 amostras por dia, foram identificadas 170 novos casos, um dos números mais baixos nos últimos tempos, representando uma média 12 novos casos por dia e taxa de positividade de 3%.
De 4 a 17 de Outubro foram analisadas 7.437 amostras, uma média de 532 amostras por dia, foi possível identificar 368 novos casos, uma média de 26 casos novos por dia e uma taxa de positividade de 4,9%.
"Como podem verificar, em termos de taxa de positividade já nos encontramos abaixo daquilo que é o desejável, abaixo dos 4% e a nossa esperança é que consigamos manter esse indicador", manifestou.
Em termos do RT ou da taxa de transmissibilidade, nos últimos 14 dias é de 0.81 e a taxa de incidência acumulada é de 30 por 100 mil habitantes.
"O ideal é que seja inferior a 25 por 100 mil habitantes, para que possamos dizer que estamos perante algum controlo da situação, mantendo-se a investigação epidemiológica", constatou.